terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Em Ibaretama: Vereador se afasta da câmara e assume secretaria municipal

Vereador Cláudio de Paula pelo PT do B licencia-se do cargo e assume a Secretaria Municipal da Agricultura
Em sessão extraordinária realizada hoje (19) pela manhã na câmara de vereadores o Senhor Antonio Cláudio de Paula licenciou-se do cargo de vereador por tempo indeterminado, para assumir a pasta da Agricultura. 

Em seu posto assume o primeiro suplente, Aldenor Freitas de Queiroz. Em seu discurso, Cláudio de Paula falou sobre seu novo desafio, e  suas pretensões em desenvolver um bom trabalho e consequentemente ajudar os agricultores que passam por momentos difíceis devido a falta d'água.    




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Em Ibaretama: Prefeita Elíria Queiroz participa da 1ª reunião da nova Câmara de Vereadores


A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz inicia sua gestão diferentemente dos seus anteriores. Elíria participou da primeira sessão da câmara legislativa nesta sexta, 18, fazendo um balanço de seus primeiros dias a frente do município, e expondo a real situação em que se encontra a pequena cidade.
Em sua fala, a prefeita ressaltou a importância da qualidade na educação dos munícipes, mencionando Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros, em Ibaretama não é diferente.” Reforçou ainda o apoio a uma merenda escolar de boa qualidade e empenho nos projetos educacionais visando avanços no campo educacional.
Elíria falou ainda sobre a revitalização da cultura local, das festas tradicionais no município.
Na área Social, salientou um discurso sobre uma política de proteção e vigilância social, respeitando o direito de todos.
Comprometeu-se a disponibilizar internet em todo o município, aproximando os ibaretamenses dos avanços tecnológicos.
Na área da saúde, reforçou que encontrou uma rede totalmente sucateada, faltando ambulâncias, onde quando precisou teve que recorrer ao município vizinho de Quixadá. Vacinas perdidas, licenciamentos de veículos atrasados, carros com dezenas de multas. Um verdadeiro caos, Coelce atrasada, dívidas com o INSS, atraso no pagamento do PASEP nos meses novembro e dezembro, falta de pagamento dos servidores, falta de água no hospital, falta de médicos.
A prefeita assegurou que o pagamento dos servidores em sua gestão será prioridade de governo. Disse ainda que não vai se esconder de ninguém e muito menos dos problemas. Assumiu o compromisso de pagamento do mês de dezembro de 2012, herança herdada da administração anterior.
A prefeita, que também é socióloga, pediu a ajuda e compreensão de todos, convidou a oposição e a todos os ibaretamenses a abraçarem a causa maior que é o recomeço de Ibaretama, que é uma Ibaretama melhor para todos, e disse que pretende sempre voltar a casa legislativa para prestar esclarecimentos e serviços ao povo.
Agradeceu aos vereadores, a comunidade e a todas as autoridades presentes pela oportunidade de expor suas dificuldades e a verdadeira situação em que se encontra Ibaretama.

Por Georzito Ferreira Inácio;

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EM IBARETAMA: PREFEITA ELÍRIA QUEIROZ REDUZ GASTOS, DIMINUI O NÚMERO DE SECRETÁRIOS, DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E REVOGA LICENÇAS

Avenida João Ricardo da Silveira;
A prefeita Elíria Queiroz reduz em relação à gestão anterior quase 50% do número de secretários. Com isso, diminui significativamente o gasto público.

Diminuir os gastos, reduzir as despesas com o dinheiro público, esse é um dos principais objetivos no inicio da administração “Ibaretama de Todos”.
Preocupada com a situação, a prefeita Elíria decretou estado de emergência e revogou dezenas de licenças prêmios expedidas ao final da gestão anterior.

Ainda em fase inicial, a administração “Ibaretama de Todos” enfrenta várias dificuldades, dentre elas: o mês de dezembro que ainda não foi pago; a situação precária de funcionamento de carros e prédios públicos e outros mais.

A prefeita Elíria Queiroz, reduziu o número de secretarias em relação à gestão anterior em quase 50%, com isso diminui significativamente o gasto com o dinheiro público.

A pretensão é organizar a casa e depois cautelosamente ir ampliando as secretarias necessárias ao bom funcionamento da máquina administrativa. Já diz o adágio popular: Mais vale qualidade do que quantidade.

Expectativa para as pastas também de fundamentais importância: de Transportes, de Esportes, e ainda a da Juventude, prometida durante o período eleitoral.

Relação dos secretários atuais de Ibaretama:
Educação e Cultura – Maria Melo; Assessora Administrativa - Maria do Céo de Freitas Alves; Assessora Pedagógica - Dayslania Fernandes Ribeiro;

Saúde – Rívia Ellen Soares
Agricultura – Antonio Cláudio de Paula
Obras – Audísio Correia Lima Neto
Recursos Hídricos – Francisco Erivan Abraão
Serviços Públicos – Walter Rebouças
Ação Social – Jocélio Pereira
Administração – Karpegeanne Vieira


Por Georzito Ferreira Inácio;
Informações via Secretaria de Administração;

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

IBARETAMA > Estado de emergência na saúde pública


por Ibaretama > Uma semana após assumir a administração municipal de Ibaretama, a prefeita Elíria Queiroz divulgou publicamente o sucateamento da saúde publica de sua cidade. Segundo a atual titular do poder executivo tanto o Hospital Municipal como os oito postos de atendimento espalhados pelos distritos foram deixados em precárias condições de funcionamento. Em um deles, o da localidade de Pedrical, telhas, madeiras e portas foram levados. Ela pretende ingressar judicialmente contra a gestão anterior, juntamente ao Ministério Público. A ação será formalizada logo após o fechamento de uma auditoria.

À frente do Hospital Municipal há uma semana, a enfermeira Maria Rívia Soares, confirmou as denuncias da prefeita. A diretora ficou assustada com a precariedade do atendimento e a falta de equipamentos, principalmente de assistência emergencial a população. Na lista de prioridades consta inclusive um desfibrilador e tubos de oxigênio. O Município também precisa com urgência de uma ambulância. Não há como transportar pacientes para cidades vizinhas, quanto mais para o Instituto José Frota (IJF) em Fortaleza.
O ex-secretário de Saúde do Município, Gemeson Maia, informou terem sido adotadas todas as providências legais para entrega dos equipamentos públicos da saúde a gestora atual, inclusive foram formadas equipes de transição. Segundo ele, a transferência ocorreu sem problemas com a documentação e prestação de contas de todo o patrimônio. Ele também contestou o sucateamento apontado pela prefeita. “O posto de saúde do distrito de Pedrical como também de Piranji e Oiticica foram entregue em reforma. Trabalhamos inclusive do sentido de solicitar mais recursos, como exemplo a duplicação dos recursos do PSF, de R$ 53 mil para 106 mil”, acrescentou.
Elíria Queiroz confirma o recebimento patrimonial, todavia, não imaginava se deparar com situação tão grave. Para tirar o Município do caos na Saúde, além de recorrer aos governos do Estado e Federal, em busca de recursos para agilizar a prestação de serviço de assistência de qualidade a população e de solicitar a apuração do “desmonte” através do Ministério Público ela pretende encaminhar o dossiê da saúde pública à Câmara Municipal, para conhecimento dos representantes do povo.
A presidenta da Casa Legislativa, Tereza Carla de Freitas, conhecida como “Carlinha do Hospital”, também demonstrou preocupação com o problema. Entretanto a Câmara ainda não criou suas comissões, dentre elas a de Saúde e a de Obras. Devem estar em funcionamento até o fim deste mês.  Mesmo assim não caberá aos parlamentares municipais a decisão sobre alguma sanção aos gestores anteriores, explicou. “O papel de todo parlamentar é fiscalizar a atuação dos serviços prestados a sua comunidade. Cumpriremos a nossa missão e auxiliaremos o Poder Executivo no que for possível”, concluiu
.
informação extraída de http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IBARETAMA É VICE CAMPEÃ DO ESTADO DO CEARÁ – Há 13 anos

Foto : Arquivo DN - jogo Fênix x Ibaretama, no campo do Terra e Mar pelo XXVI Intemunicipal de Futebol. Ibaretama vence de virada por 2 x 1 e força terceira partida.

Por Georzito Ferreira Inácio;

No dia 09 de janeiro de 2000, a seleção de Ibaretama chegava ao ápice do futebol ibaretamense, enfrentava a seleção de Pacajús, no Estadio Presidente Vargas em Fortaleza, pela final do XXVI INTERMUNICIPAL. A equipe aparecia para a crônica cearense como surpresa do certame.

Ibaretama chegou a final, após vencer na semi-final a forte equipe de Maracanaú nas penalidades máximas.

Na fase anterior, Ibaretama historicamente forçou uma partida extra (onde eliminaria o Fênix), com o time da capital cearense, em pleno solo alencarino, no campo do Terra e Mar.

Aos 47 da segunda etapa, Ibaretama venceu a partida de virada, fora de seus domínios, com gol de Marquinhos.

 Nem, ex-Quixadá, ainda marcou para o time ibaretamense e o goleiro Nilton, ex- Quixadá, ainda havia defendido um pênalti quando a partida já estava favorável ao Fênix, ou seja o Fênix vencia por 1 a 0.

Com a vitória de Ibaretama, houve a necessidade de uma terceira partida entre ambas, já que  o time da Serra Azul, havia perdido em casa pelo placar de 1 a 0 no primeiro duelo.

 No terceiro confronto, Ibaretama tirou do páreo a equipe da capital alencarina, o Fênix, em partida realizada em estádio neutro, que foi o Asis Benício em Pacajús, vencendo pelo placar de 3 x 1, credenciando-se assim para a semi-final da competição contra o Maracanaú.

A seleção de Ibaretama era dirigida pelo técnico Abel Lemos, enquanto a de Pacajús era por Argeu dos Santos.

Ao chegar à final do XXVI, Ibaretama bem como Pacajús, já garantiram vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol profissional. Garantia essa que não veio a se concretizar em realidade por parte de Ibaretama.

Ibaretama com o vice campeonato ficou com a Taça Radialista Edilson Alves.

Desde então, não mais se vira o nome de Ibaretama nas páginas esportivas dos periódicos cearenses e nem se ouvira seu nome nas rádios.

O time vice-campeão do Estado do Cerá no XXVI Intermunicipal de futebol, no dia 9 de janeiro em 2000 que foi a campo:

Nilton, Georzito, Reginaldo, Cleilson e Milton (Marcelo); Wladyerisson (Chiquinho), Deusimar, Sérgio (Wellington) e Max; Marquinhos (Lucas) e Nem.
Técnico: Abel lemos


Pacajús:
Clenilson, Abacate, André Pascoal, Damir e Arnoldo; André Garrote, Evandro (Iranildo), Fitinha (Alex) e Marciano (Leandro); Dé e Luciano (Ronaldo)
Técnico: Argeu dos Santos

Local: Estadio Presidente Vargas (PV)
Árbitro: Avelar Rodrigues, assistências: Mauro Pires e Mauro Bastos;
Renda: R$ 6.672,00
público: 3.336 pagantes

Foto - Arquivo pessoal de Deusimar ; XXVI Intermunicipal de Futebol - Jogo Ibaretama 1 x 0 Baturité; Em pé da equerda paraa direita: Abel Lemos, Nilton, Wladyerisson, Marlon, Cleilson e Milton; na mesma ordem agachados: Nenê, Marquinhos, Georzito, Sérgio, Deusimar e Wellington; local - Bonito - Ibaretama.Ce - Ano 1999 
,
Fonte: Diário do Nordeste
Esporte Emoção – revista do amadorismo - janeiro/2000 nº22

adaptações de Georzito Ferreira Inácio;

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ibaretama e + 20 municípios cearenses receberão doações de alimentos arrecadados no reveillon da Praia de Iracema



69 toneladas de alimentos são 



arrecadadas no réveillon de Fortaleza


Alimentos foram doados durante o réveillon no Aterro da Praia de Iracema.

Donativos vão ser distribuídos para 21 municípios que sofreram com a seca.


Do G1 CE


No Réveillon de Fortaleza, realizado no Aterro da Praia de Iracema, foram arrecadados cerca de 69 mil quilos de alimentos e água potável. O governador Cid Gomes realizou a entrega simbólica dos alimentos no Palácio da Abolição na manhã desta quarta-feira (2). As doações começam a ser entregues a partir de hoje pelo Corpo de Bombeiros, através da Defesa Civil e Cruz Vermelha.
De acordo com o Governo do Estado, as doações de cearenses, turistas e empresas vão render cerca de 4.600 básicas que serão destinadas a 21 municípios. Segundo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Neto, os municípios foram selecionados a partir de uma triagem realizada pela Defesa Civil que apontou as cidades mais afetadas.
As cestas vão beneficiar famílias de Canindé, Choró, Mombaça, Morada Nova, Santa Quitéria, Boa Viagem, Crateús, Iguatu, Irauçuba, Madalena, Quixeramobim, Tauá, Ibaretama, Independência, Lavras da Mangabeira, Quixadá, Pedra Branca, Sobral, Acopiara, Campos Sales e Tamboril.
informações extraídas de http://g1.globo.com/ceara com adaptações de Georzito Ferreira Inácio;

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Elíria Queiroz e vice Vanderlene tomam posse em Ibaretama

(Foto - Facebook de Anastácio) Posse da Prefeita de Ibaretama Elíria Queiroz. Ao seu lado esquerdo, a Presidente da Câmara, Carlinha do Hospital e o ex- presidente da Câmara Joverlane Neles, esposo da vice-prefeita Vanderlene; lado direito, Dr. Altenor Freitas de Queiroz, esposo da Prefeita e ainda Raimundinho. 

Posse ocorreu na Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha no início da tarde desta terça-feira.
Em discurso, Elíria reiteirou seu compromisso para com os ibaretamenses e agradeceu o apoio de cada eleitor e familiares.

A prefeita eleita de Ibaretama Elíria Queiroz e a vice, Vanderlene, foram empossadas no fim da manhã desta terça-feira (1°) no ginásio coberto da EEM Cônego Luiz B. Rocha, no centro da cidade, ao lado da igreja Matriz, onde fora realizado Missa em Ação de Graças antes da Solenidade de Posse. As duas realizaram juramento e assinaram livro de posse.

No discurso de posse, Elíria Queiroz agradeceu a Deus, citou familiares, o apoio do ex-prefeito Raimundinho, dos deputados Osmar Baquit e Genecias, e também de seu esposo, Dr. Altenor Freitas de Queiroz. Salientou a importância de uma saudável relação entre os poderes executivo e legislativo e afirmou que seu governo seria para todos os ibaretamenses, não à toa o seu slogan: “Administração de Todos”. Elíria se comprometeu a priorizar à saúde, educação, os jovens e o homem do campo.

Elíria Queiroz foi eleita prefeita de Ibaretama com 4.590 votos (47,82%), diante de uma vantagem histórica equivalente a hum mil duzentos e cinqüenta e cinco (1255) votos de diferença, para o 2º colocado, o atual ex-prefeito Francisco Edson de Moraes,  no dia 7 de outubro. Ela foi apoiada pelo Deputado Osmar Baquit e pelo ex-prefeito Raimundo Viana de Queiroz, primeiro prefeito do município.

Por Georzito Ferreira Inácio

Em Ibaretama: Carlinha do Hospital é a nova Presidente da Câmara


Na manhã de hoje (01/01/13), com 6 votos a favor e 3 contra, Carlinha do Hospital foi eleita a nova presidente da câmara de Ibaretama. Com isso, o poder legislativo municipal ganha toque feminino na supremacia da mesa.
A campeã de votos (906) consolidou sua força e liderança também na eleição para a presidência da casa do Povo. Tereza Carla, popularmente chamada e conhecida por Carlinha do Hospital, entra na política de forma vitoriosa.
Em discurso emocionante, Carlinha agradeceu a todos os eleitores, amigos  e em especial a sua família.
Tereza Carla - Carlinha do Hospital – A campeã de votos (906), funcionária pública municipal, atuando na área da saúde, residente na sede do município, casada, viveu sua infância, adolescência e juventude na localidade Posto São Paulo, onde reside sua família, é filha do Sr. Adauto Valentim e D. Terezinha.

Por Georzito Ferreira Inácio;