sábado, 17 de janeiro de 2015

Vândalos colocam fogo em posto de saúde na Zona Rural de Ibaretama


Policia  15Ibaretama
Posto de Saúde na zona rural desta cidade do Sertão Central foi atacado por vândalos que destruíram com fogo a unidade de saúde.
No início da madrugada deste sábado, 17,  no distrito de Triunfo na zona rural foi destruído com fogo, mesmo com a crise na saúde em que passa o país e a falta de estruturas de atendimentos médicos nos pequenos municípios do estado, segundo a Policia que procura ele mentos que adentraram a unidade e colocaram fogo além de jogar os medicamentos na frente do prédio.
A Polícia foi acionada pela população por volta da 07:00hs e encontrou o posto médico totalmente destruído pelo fogo, cadeiras, mesas, birô até o janelão foi consumido pelo fogo. Os medicamentos utilizados no atendimento dos moradores foram encontrados na frente do posto derramados. A Polícia está investigando procurando localizar os autores mas até o fechamento desta edição não houve êxito. 

Informação do Sertão Alerta

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Futebol Amador - Há 15 anos Ibaretama era Vice Campeã do Estado do Ceará

HÁ 15 ANOS IBARETAMA ERA VICE CAMPEÃ DO ESTADO DO CEARÁ 


Em 09 de janeiro de 2000 Ibaretama disputava final no PV - Avelar Rodrigo apitava e Wladyerisson jogava



Por Georzito Ferreira Inácio;

No dia 09 de janeiro de 2000, a seleção de Ibaretama chegava ao ápice do futebol ibaretamense, enfrentava a seleção de Pacajús, no Estadio Presidente Vargas em Fortaleza, pela final do XXVI INTERMUNICIPAL. A equipe aparecia para a crônica esportiva cearense como surpresa (zebra) do certame.

Ibaretama chegou a final, após vencer na semi-final a equipe de Maracanaú (favorita) nas penalidades máximas.

Na fase anterior, Ibaretama historicamente forçou uma partida extra (onde eliminaria o Fênix) com o time da capital cearense, em pleno solo alencarino, no campo do Terra e Mar. Nesta partida, aos 47 da segunda etapa, Ibaretama venceu o jogo de virada, fora de seus domínios, com gol de Marquinhos.

Nem, ex- atleta do Quixadá Futebol Clube (atualmente Cabo Ferreira da PMCE) ainda marcou para o time ibaretamense e o goleiro Nilton, ex- Quixadáhavia defendido um pênalti quando a partida estava favorável ao Fênix, ou seja, quando o Fênix vencia por 1 a 0.

Com a vitória de Ibaretama, houve a necessidade de uma terceira partida entre ambas, já que o time da Serra Azul, havia perdido em casa (no Campo do Bonito) pelo placar de 1 a 0 no primeiro duelo.

No terceiro confronto, a equipe saiu desacreditada por boa parte dos torcedores, porém Ibaretama tirou do páreo a equipe da capital, o Fênix, em partida realizada em estádio neutro, que foi o Asis Benício em Pacajús, vencendo pelo placar de 3 x 1, credenciando-se assim para a semi-final da competição contra o Maracanaú.

A seleção de Ibaretama era dirigida pelo técnico Abel Lemos, enquanto Pacajús pelo ex-jogador, conhecido nacionalmente, Argeu dos Santos.

Ao chegar à final do XXVI, Ibaretama bem como Pacajús, já garantiram vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol profissional. Conquista essa que não veio a se concretizar por parte de Ibaretama.

Ibaretama com o vice campeonato ficou com a Taça Radialista Edilson Alves.

Desde então, não mais se vira o nome de Ibaretama nas páginas dos periódicos cearenses e nem se ouvira seu nome nas rádios em matérias esportivas com tamanha importância.

O time vice-campeão do estado do Cerá no XXVI Intermunicipal de futebol, no dia 9 de janeiro em 2000, foi a campo com a seguinte formação:

Nilton, Georzito, Reginaldo, Cleilson e Milton (Marcelo); Wladyerisson (Chiquinho), Deusimar, Sérgio (Wellington) e Max; Marquinhos (Lucas) e Nem.
Técnico: Abel lemos

Pacajús:
Clenilson, Abacate, André Pascoal, Damir e Arnoldo; André Garrote, Evandro (Iranildo), Fitinha (Alex) e Marciano (Leandro); Dé e Luciano (Ronaldo)
Técnico: Argeu dos Santos

Local: Estadio Presidente Vargas (PV)
Árbitro: Avelar Rodrigues, assistências: Mauro Pires e Mauro Bastos;
Renda: R$ 6.672,00
Público: 3.336 pagantes

Foto - Arquivo pessoal de Deusimar ; XXVI Intermunicipal de Futebol - Jogo Ibaretama 1 x 0 Baturité; Em pé da equerda paraa direita: Abel Lemos, Nilton, Wladyerisson, Marlon, Cleilson e Milton; na mesma ordem agachados: Nenê, Marquinhos, Georzito, Sérgio, Deusimar e Wellington; local - Bonito - Ibaretama.Ce - Ano 1999 
Prefeito de Ibaretama: Manoel Moraes Lopes
Presidente da LIDERI: Deca Viana

Informações: Diário do Nordeste; Esporte Emoção – revista do amadorismo - janeiro/2000 nº22 com adaptações de Georzito Ferreira Inácio e colaboração de Aucimar Vieira;

Acadêmicos da UTFPR vão ao Ceará participar do Projeto Rondon - Operação Mandacarú será desenvolvida em Ibaretama

Diário do Sudoeste





Cristina vargas com Assessoria

Uma comitiva formada por acadêmicos e professores do campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vai participar da Operação Mandacaru do Projeto Rondon, realizada em Itapiúna (CE), de 17 a 31 deste mês. 
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior (IES) e seus estudantes a diferentes regiões do Brasil, dando-lhes a oportunidade de conhecerem essas realidades. 
A intenção da proposta também é que os estudantes socializem seus saberes e, na interação com as comunidades, elaborem propostas e criem soluções participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais. Assim, contribuindo para o bem-estar dessas populações e, simultaneamente, consolidando a formação dos universitários como cidadãos.
A operação Mandacaru será desenvolvida em 15 municípios do Estado do Ceará, incluindo o município de Itapiúna, no qual atuará a UTFPR. A operação envolverá, também, os municípios de Acarape, Apuiarés, Aracoiaba, Baturité, Caridade, Chorozinho, General Sampaio, Ibaretama, Irauçuba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Madalena, Paramoti e Tejuçuoca.

Seleção
Em agosto do ano passado, quando ainda estava em trâmite a participação do grupo nesta operação, o professor Thiago de Oliveira Vargas – um dos coordenadores do projeto –, contou ao Diário do Sudoeste que para serem escolhidos, os acadêmicos tinham que passar por um processo de seleção cujo principal requisito, exigido pelo Ministério da Defesa, era que os alunos tivessem cursado pelo menos 50% da grade curricular de seus cursos. Pelo edital interno da UTFPR, no entanto, os candidatos foram avaliados através de dinâmica de grupo, análise de currículo e entrevista. 

Experiência
O professor explicou, ainda, que essa experiência proporcionada pelo Rondon é muito importante também para o currículo do acadêmico. “Além da formação acadêmica, do treinamento minucioso e da aplicação do conhecimento na prática, tem a formação pessoal e o relacionamento com outra cultura. Mas o fundamental é o fato de se conhecer, saber doar o seu tempo, sua disposição, saber passar para o próximo o seu conhecimento. O Rondon propicia essa grande troca, de não só beneficiar o próximo, mas a si mesmo através desse trabalho que é totalmente voluntário”, frisou.
Cada equipe é composta por dez rondonistas, dentre eles dois professores e oito alunos, todos voluntários, que oferecerão oficinas, palestras e cursos gratuitos à população. A equipe será coordenada pela professora Giovana Faneco Pereira, juntamente com o professor Thiago de Oliveira Vargas, coordenador adjunto, e a professora Taciane Finatto, professora reserva.
Os acadêmicos que participarão serão: Adeaner Cunico Testolin (Administração), Anaclara Prasniewski (Química), Cleverson Adriano Brunetto (Agronomia), Fábio José de Camargo (Engenharia Mecânica), Maria Helena Castagnara (Letras), Pablo Henrique Jahno (Engenharia Elétrica), Renata Voitena (Matemática) e Suélen Mazon (Agronomia).

Informação do Diário do Sudeste em http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/pato-branco/10,76287,06,01,academicos-da-utfpr-vao-ao-ceara-participar-do-projeto-rondon.shtml