O professor, Tertuliano de Melo Neto, com o ideal de preservar a história de sua terra, cria no meio do sertão central cearense um museu, ao pé da Serra Azul, zona rural deste município, com acervo colhido ao longo de 40 anos, sem apoio público tenta oficializar o Museu Tertuliano de Melo o primeiro museu no meio do sertão.
O Professor quando ainda jovem começou a colecionar objetos antigos dos parentes, o interesse foi a cada dia aumentando, 40 anos depois resolve fundar um museu no meio do Sertão Central do Ceará, procurou os gestores municipais para ajuda-lo, recebeu um não! Tomou a iniciativa pois aquele acervo histórico, que tinha não podia deixar de apresentar a comunidade da Serra Azul, com recursos do seu bolso fundou o Museu Tertuliano de Melo em uma zona Rural!
A burocracia emperra o funcionamento do Museu para receber os alunos da região. O museu funciona na casa da família, o avô do professor, é homenageado pelo neto dando nome ao museu na casa onde residiu e construiu o acervo hoje sendo preparado para o conhecimento de estudantes, universitários além de curiosos que gostam de conhecer as histórias do Nordeste.
O principal objetivo do museu é desenvolver projetos: culturais, sociais e ambientais, e tentar amenizar as dificuldades desse povo tão sofrido, e um futuro melhor para as crianças e jovens deste sertão castigado pela estiagem.
A Universidade Estadual do Ceará-UECE através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, firma Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural.
Matéria de Cleumio Pinto do sertaoalerta.com.br/(com pequenas adaptações);
Nenhum comentário:
Postar um comentário