O Professor quando ainda jovem começou a colecionar objetos antigos dos parentes, o interesse foi a cada dia aumentando, 40 anos depois resolve fundar um museu no meio do Sertão Central do Ceará, procurou os gestores municipais para ajuda-lo, recebeu um não! Tomou a iniciativa pois aquele acervo histórico, que tinha não podia deixar de apresentar a comunidade da Serra Azul, com recursos do seu bolso fundou o Museu Tertuliano de Melo em uma zona Rural!
A burocracia emperra o funcionamento do Museu para receber os alunos da região. O museu funciona na casa da família, o avô do professor, é homenageado pelo neto dando nome ao museu na casa onde residiu e construiu o acervo hoje sendo preparado para o conhecimento de estudantes, universitários além de curiosos que gostam de conhecer as histórias do Nordeste.
O principal objetivo do museu é desenvolver projetos: culturais, sociais e ambientais, e tentar amenizar as dificuldades desse povo tão sofrido, e um futuro melhor para as crianças e jovens deste sertão castigado pela estiagem.
A Universidade Estadual do Ceará-UECE através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, firma Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural.
Matéria de Cleumio Pinto do sertaoalerta.com.br/(com pequenas adaptações);
Nenhum comentário:
Postar um comentário