Fazer atividade física é fundamental para a saúde e para o bem-estar do ser humano. Além de fortalecer o corpo, prevenindo doenças, combate o estresse, um dos grandes vilões da saúde. Entre as modalidades de atividade física, o Pilates se destaca pelos inúmeros benefícios, que vão desde o fortalecimento muscular à melhora na respiração.
A fisioterapeuta Alice Magalhães, proprietária do Apoena Studio Pilates (Unidades Meireles e Varjota), elencou seis benefícios principais da prática de Pilates. Ela explica que cada um dos benefícios está relacionado a seis princípios do Pilates: respiração, acionamento do centro de força (músculos abdominais), precisão, controle, fluidez e concentração. Todos atuam sempre juntos, em “sinergia”, para a realização perfeita de um exercício. Confira os principais benefícios apontados pela especialista.
Combate o estresse
O método do alemão Joseph Pilates contempla vários exercícios que obedecem a um ritmo respiratório, o acionamento do centro, e que exigem concentração, controle, precisão e a fluidez nos movimentos. Sendo assim, durante os exercícios, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo e aprendem a utilizar todos esses princípios, ajudando-os a lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.
Melhora a respiração
O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no principal músculo da respiração, o diafragma. Quando usamos constantemente musculaturas acessórias da respiração, ocasionamos sérias compensações, gerando graves problemas: tensões nos músculos cervicais, causando cefaleias de tensão, enxaquecas constantes, dores em geral, disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular), problemas posturais e até estruturais. Tudo isso por causa de uma má respiração. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, é capaz de ensinar novamente as pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração. Existem estudos que comprovam que uma respiração adequada ajuda no controle da hipertensão arterial, estabilizando-a e/ou normalizando-a.
Elimina as dores

Melhora a postura
Joseph Pilates acreditava que a coluna ideal deveria ser ereta. Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços. Por meio de exercícios de alongamento axial, autocrescimento, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, mantendo a estabilização segmentar vertebral, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar, protegendo-a. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia, poupando as nossas articulações, evitando a sobrecarga em articulações e músculos que não devem ser sobrecarregados, usando os músculos que realmente devem realizar aquela ação.
Trabalha os músculos
O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Todos trabalhando em sinergia, para que determinada ação seja realizada adequadamente. Tonifica os músculos, modela o corpo, deixando-os firmes e definidos. Além disso, as articulações também são estimuladas, ajudando na lubrificação e na produção do líquido sinovial.
Melhora a coordenação

Informação do Diário do Nordeste (DN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário