sábado, 15 de fevereiro de 2020

Grupo de Reisado "Boi És Tu" resgata tradição cultural na comunidade de Travessia, em Ibaretama

Foto-Internet, rede social de Tomas  Duarte.
"O grupo de reisado ibaretamense Boi És Tu, teve início em abril do ano de 2012 com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na época, o professor Tomas Duarte fez um desafio aos alunos." 

A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. 

O Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

Em Ibaretama, sertão central do estado do Ceará, esta festa linda e tradicional, sobrevive e resiste aos "encantos da modernidade", graças aos moradores da localidade de Travessia. Sob a orientação do educador físico e defensor da cultura folclórica Tomas Duarte, o grupo Boi És Tú faz apresentações na região.

O grupo de reisado ibaretamense Boi És Tu, teve início em abril do ano de 2012 com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na época, o professor Tomas fez um desafio aos alunos. Eles deveriam fazer a culminância de um dos trabalhos didáticos, fantasiados, mascarados, sem que fossem reconhecidos, já que apresentavam bastante timidez. E pois não é que deu certo. Fizeram uma excelente apresentação e deram um show na interpretação e performance do espetáculo.

Daí em diante, pegaram gosto, perderam a timidez, desenvolveram ainda mais a capacidade de expressar seus sentimentos, e continuaram a se apresentar pelas localidades da região. 

Chegaram a receber convite para uma apresentação no Teatro José de Alencar em Fortaleza, no ano de 2015. Infelizmente, por falta de recursos e apoio, o grupo não realizou este sonho. 

Porém, tiveram a oportunidade e se apresentaram pela região: Ibaretama, Itapiúna, Choró, Ocara e Quixadá.

"Temos o sonho do nosso reisado se tornar referência no estado do Ceará. Acreditamos que a cultura popular é uma ferramenta transformadora na formação cidadã. Enfatiza Tomas Duarte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário