quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Faculdade Dom Adélio Tomasin discute tecnovigilância e hiperconexão laboral


Jornalista, Analista Judiciário, Mestre em Direito e professor da Fadat, Valdélio Muniz, será o palestrante

     O curso de Direito da Faculdade Dom Adélio Tomasin (Fadat), em Quixadá (sertão central cearense), promove nesta segunda-feira, dia 26/8, a partir das 19 horas, a aula inaugural deste semestre. O convidado é o jornalista, analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, bacharel e mestre em Direito Valdélio Muniz, que é também professor de Teoria Geral do Processo naquela Instituição. Ele abordará Tecnovigilância e hiperconexão laboral, temas de sua dissertação de mestrado, recém-publicada pela Editora Venturoli (sediada em Brasília), com o subtítulo Múltiplas facetas do teletrabalho e impactos na saúde do teletrabalhador.

    A obra tem prefácio do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro, que é também coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro (PTS), instituído pela Justiça do Trabalho para contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A apresentação do livro e do autor é feita pelo procurador do Trabalho Afonso de Paula Pinheiro Rocha, que foi o professor-orientador de Valdélio Muniz, no mestrado em Direito Privado do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).

    A dissertação, defendida em março último, teve como professores integrantes da banca examinadora, além do professor-doutor Afonso de Paula, o juiz federal João Luís Nogueira Matias, professor-doutor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFC e coordenador do mestrado da Uni7, e o subprocurador-geral do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima, também professor-doutor do PPGD da UFC.

   Formado em Jornalismo pela UFC e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi repórter de Política no Diário do Nordeste (1997-2000) e no O POVO (2000-2002), editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO (2005-2009), além de assessor de Comunicação no Conselho Regional de Engenharia (Crea-1999), nos Correios (2000-2002), no Ministério Público Estadual-MPE (2002-2004) e no Ministério Público do Trabalho-MPT (2004-2012), Valdélio Muniz tomou posse como analista judiciário no TRT, em 2012, e cursou também graduação, especialização e mestrado em Direito e desde 2017 é também professor de Direito, tendo lecionado em Faculdades do Aracati, Limoeiro do Norte e Quixadá.