A Secretaria da Educação do Estado do Ceará aderiu ao Programa de Formação Esportiva Escolar (Atleta na Escola), que tem como premissas a democratização do acesso ao esporte, o incentivo da prática esportiva na escola e a identificação e orientação dos talentos escolares.
Para que sua escola seja incluída no programa, é necessário que acesse o PDDE INTERATIVO (adesão para as escolas ao Programa Atleta na Escola). Ressaltamos que a aba para a adesão ao Programa só estará disponível, se a escola tiver concluído o diagnóstico no PDDE.
A adesão das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação foi aberta em janeiro e finalizará no dia 30 de abril, e os dados devem ser inseridos por elas no Plano de Ações Articuladas (PAR).
Sobre o Programa:
>> Faixas Etárias:
Em 2014, as Modalidades Olímpicas do Atleta na Escola trabalharão em duas faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) nos gêneros feminino e masculino.
>> Modalidades Olímpicas do Atleta na Escola:
1. Atletismo - nas provas de velocidade (75m e 100m), resistência (1.000m e 3.000m), salto em distância e arremesso de peso.
2. Judô - nas categorias Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve, Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado.
Observação: para se inscreverem no Judô, as escolas precisam comprovar que participam dessa modalidade no Programa Mais Educação ou atividades similares registradas no Censo Escolar do MEC. Os alunos, necessariamente, devem ter experiência em judô. A Escola torna-se responsável por esta informação oferecida, podendo ser solicitada a qualquer momento pelo MEC a comprovação.
3. Voleibol - Na fase escolar, cada escola selecionará uma equipe por faixa etária e gênero que representará sua escola na fase sucessiva.
Quanto à Modalidade Paralímpica do Atleta na Escola, foram definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, 10 modalidades, na faixa etária de 12 a 17 anos, por gênero feminino e masculino. São elas: atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda, voleibol sentado, futebol de 5 (DV) e futebol de 7 (PC), definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na faixa de 12 a 17 anos, feminino e masculino.
(*) Observação: O Atleta na Escola - Programa de Formação Esportiva Escolar, no ano de 2014, somente apoiará a fase Estadual nas modalidades paralímpicas.
>> Quanto ao recurso financeiro:
Para as Escolas Públicas via PDDE:
R$1.000,00 por escola e mais R$3,00 por aluno, segundo o Censo 2013.
(*) Observação:
1 - As escolas com menos de 09 alunos podem realizar uma competição internamente, mas não receberão recursos para a realização da fase escolar.
2 - As escolas federais e privadas não receberão recursos, mas precisam se cadastrar no PDDE Interativo.
Mais informações:
Programa de Formação Esportiva Escolar - Atleta na Escola: acesse http://atletanaescola.mec.gov.br
SEDUC:
Coordenadora do Programa no Estado: Myrvia Muniz ( myrvia@seduc.ce.gov.br / 3101.3973/3968/3932)
Informação via Assessoria de Comunicação da SEDUC
Programa de Formação Esportiva Escolar - Atleta na Escola: acesse http://atletanaescola.mec.gov.br
SEDUC:
Coordenadora do Programa no Estado: Myrvia Muniz ( myrvia@seduc.ce.gov.br / 3101.3973/3968/3932)
Informação via Assessoria de Comunicação da SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário