quinta-feira, 23 de maio de 2019

Educação de Ibaretama: Escola Cônego Realiza XX Semana da Leitura


A Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha, de Ibaretama, sertão central cearense, está realizando a sua XX SEMANA DA LEITURA.

Neste período de 21 a 23 de maio, a Escola enfatiza o tema "Os encantos da cultura popular".

Durante esses dias, os docentes da área de Linguagens e Códigos (LC) estão coordenando uma vasta programação composta de diversas atividades: Concursos, Salas Ambiente, Mesa Redonda, Minicursos, Oficinas, Palestras, entre outras. Com a finalidade de proporcionar uma maior aproximação dos educandos com a cultura popular brasileira, e especialmente a regional,  descobrindo assim, seus encantos através de diferentes expressões artísticas como a literatura, a música, a dança, o teatro, as artes visuais.

Destaque para a apresentação do professor (cordelista) da rede estadual, ex-coordenador da Escola Cônego, o ibaretamense Manoel Jozenias, o Jorge.

PROGRAMAÇÃO:
TERÇA-FEIRA (21/05)

  • Abertura do evento: apresentações artísticas (grupo de dança, show cultural - música ao vivo;) no pátio coberto. Horário: 8h15min e 14h30min;
  • Concurso de Redação;
  • Exposição do Concurso de Desenho, Fotografia, Poesia, Cordel, Conto, Pintura, Quadrinho;

QUARTA-FEIRA (22/05)
  • Apresentação de esquetes teatrais
  • Bazar Literário
  • Expedição Literária
  • Semeadores da Literatura

QUINTA-FEIRA (23/05)
SALAS AMBIENTE
  • SALA 1 - Literatura Popular
  • SALA 2 - A cultura através dos sons
  • SALA 3 - Danças populares do Ceará
  • SALA 4 - Contação de estórias, causos e aperreios nordestinos
  • SALA 5 - Comidas típicas do Ceará - dos ingredientes regionais ao preparo
  • SALA 6 - Patativa do Assaré e Cego Aderaldo - ícones da cultura nordestina
  • SALA 7 - Padre Cícero e a beata Maria de Araújo - vestígios da História
  • SALA 8 - Saberes populares: outras formas de ler

Núcleo Gestor:
Diretora: Maria do Céo de Freitas Alves
Coordenadores: Days Fernandes e Fabiano Loiola
Secretária: Vilca Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário