segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Novos Prefeitos: lei impede realização de contratações e aumento de despesas em 2021


 Lei impede novos prefeitos de realizar contratações e aumento de despesas em 2021


Os prefeitos eleitos e diplomados que se preparam para assumir o mandato terão que mudar os planos sobre muitas promessas e compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2020. A maioria dos novos gestores não atentou ou não quis, antes das promessas ganharem a propaganda eleitoral, para uma lei que os impede de executar planos com repercussão nos cofres das prefeituras em 2021.

A barreira para execução de muitas medidas é legal: uma lei aprovada em maio deste ano pelo Congresso Nacional impede a União, os Estados e os municípios de realizarem qualquer contratação, reajuste ou reforma administrativa que gere aumento de despesa. A norma faz parte do texto da Lei Complementar 173, que instituiu o programa federal de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O congelamento de vagas e salários foi a contrapartida a um alívio financeiro de R$ 125 bilhões e à suspensão de pagamentos da dívida com a União. A medida pode até ser reavaliada ainda neste ano, mas pelo texto aprovado, vale até 31 de dezembro de 2021 e começa a tirar o sono de muitos dos novos prefeitos.


Informação viCEARÁ AGORA;

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Elíria Queiroz é diplomada prefeita de Ibaretama

Foto: Karpegeanne Vieira

Na tarde desta sexta-feira, 18, Elíria Queiroz (PSD) e Tereza Carla (PSB) foram diplomadas prefeita e vice, respectivamente, do município de Ibaretama, sertão central. 

Em cerimônia virtual devido a pandemia do coronavírus, solenidade diplomou ainda vereadores (09) e suplentes. Os candidatos foram nomeados pelo senhor juiz da 6ª zona eleitoral Dr. Welithon Alves de Mesquita

O diploma é o documento obrigatório parque os eleitos possam ser empossados aos respectivos cargos em 1º de janeiro de 2021.

Pela primeira vez, em seus 32 anos de existência politica administrativa, o município de Ibaretama  será  governado por duas mulheres.

Elíria retorna ao cargo, tendo sido a primeira prefeita eleita no período de 2013-2016.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Arnon Bezerra demonstra força no PTB cearense: Pedro Bezerra assume o comando

                                                                                        Foto: Internet


 Pedro Bezerra assume comando do PTB no Ceará após saída de Arnon


O PTB do Ceará, já tem novo presidente, trata-se do deputado federal (2019-2023) PEDRO AUGUSTO GEROMEL BEZERRA DE MENEZES, sociólogo, pós-graduado, natural de Juazeiro do Norte, nascido em 11/10/1980, assume o lugar deixado pelo seu genitor, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

Ontem (15), o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afastou Arnon Bezerra da direção do partido no Ceará e colocou no cargo Apóstolo Ribeiro Amaral.

Com a reviravolta, Arnon mostra seu poder dentro do PTB cearense.


Informação via CN7;

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Política Cearense: Arnon Bezerra não é mais presidente do PTB


                                                   Foto:Internet

Passados dezessete (17) anos, Arnon Bezerra é destituído da presidência do PTB no Ceará


CE - Decorridos dezessete anos frente do PTB estadual, o senhor José Arnon Cruz Bezerra de Menezes, foi destituído dpresidência da sigla (14) nesta terça-feira (15).

Arnon Bezerra, deputado federal por seis mandatos, três deles pelo PTB, recebeu o comunicado por meio de ofício. O partido passa então, a ser liderado no estado pelo pastor Ribeiro Amaral, nacionalmente o comando é do ex-deputado Roberto Jefferson. 



Informação via avozdesantaquiteria.com.br 

sábado, 12 de dezembro de 2020

FADAT realiza I Mostra Científica



A FADAT (Faculdade Dom Adélio Tomasin) que tem como um dos seus objetivos formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, realiza nos dias 14 e 15 deste dezembro, a sua I Mostra Científica.

Desta forma, a Mostra Científica da FADAT pretende se tornar um excelente instrumento para aprimorar qualidades desejadas em seus alunos, estimulando e iniciando um ambiente propulsor de conhecimento, principalmente para aqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Ela faz parte da valorização e incentivo do conhecimento a ser adquirido, porque dá aos alunos a oportunidade de expor o seu trabalho aos seus colegas, que também aprenderão com ele. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação de nossos alunos. Traz a instituição em seu encarte digital. 

A FADAT recentemente (há menos de quinze dias) realizara com sucesso, outro evento, sua I Semana Acadêmica.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Já virou tradição: jogo beneficente da família Corombó em Piranji


O objetivo é trazer alegria e diversão para a população. E ao mesmo tempo mostrar que é muito fácil praticar o bem...

Os membros da família Corombó, clã tradicional do distrito de Piranji no município de Ibaretama, realizam mais um jogo beneficente. Desde 2018, os eventos esportivos solidários em prol de famílias ibaretamenses desprovidas financeiramente têm sido constantes. 

Com o objetivo de arrecadar alimentos e ajudar o próximo, os parentes desportistas e amigos solidarizam-se entre si e contribuem com o espetáculo dentro e fora de campo. Os jovens Francisco Butrago e Carlos Renato, idealizadores da ação, esperam mais um vez fazer sorrir diversas famílias em Piranji e região. 

Um integrante dos Corombós falou sobre açãoO objetivo desse evento é trazer alegria e diversão para a população. E ao mesmo tempo mostrar que é muito fácil praticar o bem, ajudando nossos próximos e fazendo um Natal mais feliz. Comentou Marcelo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Ibaretama não incluso: 115 municípios cearenses recebem Selo Unicef por trabalho com crianças e adolescentes

Do Ceará, 115 municípios avançaram na garantia dos direitos de crianças e adolescentes entre 2017 e 2020, conforme as propostas definidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No total, 431 cidades da Amazônia e do Semiárido brasileiro conseguiram alcançar os resultados esperados. Por isso, receberam nesta terça-feira, 8, o Selo UNICEF, que reconhece os esforços para garantir os direitos infanto-juvenis.

Todos municípios cearenses reconhecidos com o Selo Unicef cumpriram os cinco dos 17 resultados sistêmicos considerados obrigatórios dos 17 do programa. Isso significa que essas cidades se destacaram nas seguintes ações: programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola; promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/Aids voltadas para adolescentes e jovens; valorização da primeira infância.

Mais: ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência; e participação da sociedade (especialmente de crianças e adolescentes) na elaboração e controle social de políticas públicas institucionalizados, com realização de fóruns comunitários e criação de Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCAs). Além disso, os certificados tiveram que comprovar a instalação e o funcionamento do Conselho Tutelar.

Um dos pontos destacados pela Fundo no Ceará é o acesso de mães e bebês ao pré-natal. Nos municípios certificados com o Selo no Ceará, aumentou em 6% o cumprimento de pelo menos sete consultas no período de gestação. Em todo o País, o crescimento foi de 4,6%, entre 2016 a 2018.

Outro ponto alto da trajetória cearense reconhecida nesta terça é o trabalho com a educação. 98% dos municípios participantes implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, que busca cada criança e adolescente fora da escola e toma medidas necessárias para rematrícula e aprendizagem.

No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público, com dois ou mais anos de atraso escolar, caiu em média 10,7%. Nas cidades cearenses certificadas pelo Selo Unicef, houve redução de 27%.

Municípios certificados no Ceará pelo Selo Unicef (2017-2020) Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Alto Santo, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Baixio, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Cariré, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, Granja, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê,Mauriti, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Pacoti,Pacujá, Palhano, Paracuru, Parambu, 

Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, 

Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção,Reriutaba, Russas, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, 

Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Umirim, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.


16 municípios do Ceará ganharam o Selo Unicef pela primeira vez em 2020

Alcântaras; Antonina do Norte; Chorozinho; Barro; Ipaporanga; Ipu; Jaguaretama; Juazeiro do Norte; Madalena; Martinópole; Mucambo; Pacujá; Quixelô; Reriutaba; Santa Quitéria e Senador Pompeu.


Grifos nossos 

Informação via maxinforma.blogspot.com

Fonte: O Povo

6ª Zona Eleitoral: candidatos eleitos serão diplomados no próximo dia 18


Prefeita Elíria e vice Carlinha, eleitas em Ibaretama. Foto Rede Social 


A Justiça Eleitoral da 6ª zona do estado do Ceara, comandada pelo Meritíssimo Senhor Juiz Dr. Welithon Alves de Mesquita, composta pelos municípios de Ibaretama, Banabuiú, Choró Quixadá, realizará no próximo dia 18 (sexta-feira,14ha diplomação dos candidatos eleitos em 15 de novembro.

Na região, os chefes executivos eleitos foram: Elíria Queiroz (PSD-Ibaretama), Edinho Nobre (PDT-Banabuiú), Marcondes Jucá (PL-Choró) e Ricardo Silveira (PSD -Quixadá).

Devido a pandemia da Covid-19, o evento acontecerá de forma virtual, através da plataforma Google Meet. Serão diplomados além dos prefeitos e vereadores eleitos, os suplentes (até a 3ª suplência).

A cerimônia deve contar ainda com as participações de representantes do Ministério Público Eleitoral (MPCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e partidos/coligações.


Informação via site MonólitosPost;