segunda-feira, 3 de maio de 2021

Em Portugal, Ibaretamense é protagonista de estudo que avalia impactos do isolamento social na vida dos idosos

Elzier Sampaio, em Porto, Portugal

Entre os dias 5 e 7 de maio, o mestrando, participará e apresentará seu estudo, no Encontro Investigação Jovem, promovido pela Universidade do Porto.

Por Julyanna Santos em 02/05/2021

Entender os impactos do isolamento social na vida dos idosos, durante a pandemia da COVID-19, foi o tema de estudo escolhido pelo estudioso em Atividade Física para terceira idade, o ibaretamense, Elzier Sampaio.

Cursando mestrado na Universidade do Porto, em Portugal, desde setembro de 2019, ele investiga as associações entre qualidade de vida e as variáveis do estilo de vida, nomeadamente atividade física, tempo sentado e o sono, durante o confinamento.

A ideia de realizar sua pesquisa acadêmica, tendo como corpus, os idosos do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso, surgiu, ainda ano passado, após um encontro entre o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, a Professora, Doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Lucimere Bohn e Elzier Sampaio. Considerando a necessidade de avaliar os efeitos nefastos da atual conjuntura de saúde pública na vida dos idosos, a decisão pelo tema de estudo parecia “latente para mim, quase como uma urgência a ser atendida“, comentou Elzier sobre a determinação do tema.

Durante o atual processo de escrita, o trabalho foi submetido, em formato de artigo, para apreciação de colegiados acadêmicos, por meio de publicações em revistas científicas; 2 artigos já foram aceitos e um terceiro deverá ser enviado ainda este ano para avaliação. Entre os dias 5 e 7 de maio, o mestrando, participará e apresentará seu estudo, no Encontro Investigação Jovem, promovido pela Universidade do Porto. A renomada revista internacional Frontiers of Phychology, irá publicar artigo intitulado COVID-19, Depression and Physical Activity Associations between depressive symptoms and physical activity intensity in an older adult population during COVID- 19 lockdown, onde Elzier Sampaio, é co-autor. 

Previsto para concluir os resultados no segundo semestre deste ano, Elzier pretende entregar para o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, “uma ferramenta capaz de contribuir com o planejamento e avaliação de atividades, visando a implementação de novas ações e melhorias para o Programa, que considero extremamente relevante na vida das pessoas idosas de Fortaleza, principalmente para as mais vulneráveis, que é a grande parcela da população.“

3 comentários: