segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Ibaretama: Secretaria da Educação faz Avaliação Estratégica

foto dASCOM da PMI

Durante toda a semana que passou (nos dias 20-22), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, realizou um ciclo de encontros nos cinco polos educacionais no município.

Este momento teve como objetivo fazer uma Avaliação Estratégica da Educação do Município. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Análise de SWOT, que consiste em ouvir da comunidade escolar as principais Fortalezas e as Fraquezas do cotidiano das escolas, bem como as Oportunidades e as Ameaças do ambiente externo que podem contribuir ou dificultar o bom funcionamento das escolas que compõem a rede municipal de ensino de Ibaretama.

A partir das informações coletadas é possível construir um diagnóstico da realidade educacional do município, com vistas a elaboração de um Planejamento Estratégico capaz de potencializar as Fortalezas e Oportunidades e reduzir as Fraquezas e Ameaças.

Os encontros, com duração de um turno de trabalho, contaram com a participação de todos os Gestores, Professores e Funcionários, de acordo com o seguinte cronograma:
  • Dia 20/12, manhã Polo Sede e a tarde Polo Oiticica;
  • Dia 21/12, manhã Polo Piranji;
  • Dia 22/12, manhã Polo Nova Vida e a tarde Polo Pedra e Cal.
Foram momentos de efetiva participação dos presentes, que tiveram a oportunidade de expressarem a sua visão sobre a educação municipal. Para o Secretário da Educação, Prof. Dr. Alessio Costa Lima, a aplicação desta técnica possibilita o planejamento participativo, refletindo de forma coletiva Qual a educação que temos? e Qual a educação que queremos? para o município de Ibaretama. “É uma maneira de envolver a todos no processo de transformação e melhoria da educação no município, afinal as mudanças só acontecem de fato, quando todos querem e se esforçam para isso”, ressalta o Secretário.

A realização destes encontros contou com o apoio da Prefeita Elíria Queiroz, que tem na Educação, uma das prioridades de sua gestão.

Fonte: ASCOM da PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário