O cruzamento dos dados divulgados pelo IBGE com os publicados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aponta as discrepâncias entre as quantidades
MAIS ELEITORES DO QUE MORADORES
Na lista das cidades cearenses com mais eleitores do que moradores, Granjeiro, o menor município do Estado, também concentra a distinção mais elevada entre um número e outro: são 976 eleitores a mais do que o total de habitantes.
A cidade tem 4.841 residentes, segundo o Censo, e tinha 5.817 eleitores aptos a votarem nas eleições de 2018. Mas, somente 4.464 de fato compareceram às urnas no 1º turno da votação.
Além de Granjeiro, as cidades Antonina do Norte, Aratuba, Caridade, General Sampaio, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Pacujá, Pereiro, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu e Tarrafas compartilham essa mesma discrepância entre um dado e outro.
No geral, são cidades pequenas, com menos de 12 mil habitantes. A exceção é Caridade com 16,3 mil residentes. Embora o número de eleitores aptos a votarem no ano passado seja maior do que o de moradores, conforme os dados divulgados oficialmente, em nenhuma dessas cidades, o total de eleitores que compareceu às urnas no 1º turno foi superior a totalidade da população. De acordo com o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, quando há essa comparação do número de eleitores e de residentes, o que é identificado em alguns casos é que “há pessoas que moram em uma cidade e votam em outra”. Isso "gera diferença", reforça Lopes. Matéria completa-https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/13-cidades-do-ceara-tem-mais-eleitores-do-que-habitantes-registrados-pelo-censo-2022-veja-quais-1.3389037
Nenhum comentário:
Postar um comentário