quarta-feira, 27 de março de 2024

Ibaretama melhora Índice de Oportunidades da Educação, aponta Roda Educativa

O município de Ibaretama, sertão central, vem se destacando administrativamente e melhora o seu IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira).

De acordo com os dados divulgados pela Roda Educativa, organização que faz a gestão do indicador bienal, importante parâmetro para medir o avanço na educação brasileira, o município onde a Serra é Azul avançou 0,3 pontos. Valor embora aparentemente pequeno, porém bastante significativo e comemorado pelos professores, gestores e comunidade em geral.

Todo avanço é válido, é fruto de muitos esforços coletivos. Através da união e empenho de todos os envolvidos no processo, alcançaremos maiores conquistas. Destaca uma das professoras da Rede Municipal de Ensino. 


Mas, o que vem a ser IOEB e como é calculado?

Trata-se do índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. São avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

O IOEB estadual obteve média nota 5,5; o nacional 5,1; e o de Ibaretama foi avaliado com média nota 5,0; o que representa avanço em relação ao ano de 2021 (nota 4,7), o gráfico crescente mostra a evolução dos resultados. 


(Adaptações) Com informações do Diário de Quixadá e dados do ioeb.org.br (grifo nosso)

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