Em Ibaretama, no sertão central cearense, uma professora de Língua Portuguesa, de uma escola do Ensino Médio, faz sua parte e contribui nas suas horas de folga, na preparação dos educandos para o ENEM.
Trata-se da educadora Kilvania Cavalcante Camurça, da E.E.M Cônego Luiz Braga Rocha, que desenvolve um trabalho voluntário na preparação dos jovens ibaretamenses para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Especificamente naquela, que na edição anterior, foi a vilã de grande parte dos candidatos de todo o território nacional, a tão temida Redação.
As aulas acontecem aos sábados (depois de uma semana atuando em duas escolas, nos turnos manhã e tarde) de 7h 30min às 10h 30min, na sede do município, na E.E.M Cônego Luiz Braga Rocha. Com este trabalho, Kilvania pretende melhorar o índice da escola e consequentemente do município. Usando de diversas estratégias, como vídeos motivacionais, textos complementares, letras de músicas, edições de jornais, revistas e outros, a professora ministra gratuitamente para alunos e ex-alunos que se submeterão ao Exame Nacional.
Sempre acho que como professora falta fazer mais, e me sinto bem quando faço isso pelos meus alunos e ex-alunos, gosto do que faço e não me vejo fazendo outra coisa. Me sinto realizada como profissional. Comenta a docente.
A educadora, pós-graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, deixa um recado aos seus discentes em relação aos próximos dias, antecedentes ao ENEM: "Não adianta correr é preciso partir a tempo". (Jean de la Fontaine)
Em relação ao apoio, a educadora enfatiza a colaboração da Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha em ceder o espaço físico, a reprodução do material didático, impressões e equipamentos eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário