quarta-feira, 31 de março de 2021

Agricultura: Ibaretama recebe cota extra de sementes

O município de Ibaretama, sertão central, administrado pela dupla feminina - prefeita Elíria Queiroz (PSD) e vice Carlinha do Hospital (PSB) - foi contemplado na obtenção de cota extra de sementes do programa Hora de Plantar.

No final da tarde desta quarta-feira, 31, técnicos do setor agrícola fizeram o anúncio (através de rede social) de uma cota extra de sementes adquirida: 1.820 kg de sorgo forrageira e 1.000 kg de milho variedade que serão disponibilizados aos agricultores de Ibaretama.

A Secretaria Municipal de Agricultura, pasta dirigida pelo senhor Rubens Cavalcante, articulou e conseguiu junto ao governo do estado, e as secretarias intermunicipais (São João do Jaguaribe e Ibicuitinga) a concretização das parcerias, conseguindo o benefício que permitirá a ampliação da área de plantio dos ibaretamenses.

Esta foi um ação conjunta que envolveu o esforço coletivo da secretaria, sob o direcionamento do secretário Rubens. O agricultor, mesmo já tendo recebido este ano, mas que haja a necessidade de ampliação do seu plantio, pode sim receber a cota extra. Disse Elizomar Gomes, técnico da secretaria.

Foto reprodução rede social - Elizomar Gomes e Raimundo Lopes (Nenê)  Técnicos da Secretaria de Agricultura de Ibaretama






domingo, 21 de março de 2021

Ibaretama: Asfalto fresado é utilizado na parede do açude entre as comunidades de Cajueiro e Bastiões

O asfalto fresado substitui a piçarra ou materiais similares e é avaliado como sendo mais resistente e duradouro.

Ibaretama - Asfalto fresado é utilizado para melhorar passagem de veículos e pedestres na parede do açude entre as comunidades de Cajueiro e Bastiões. Com esta ação, moradores veem um antigo problema ser solucionado. Em época invernosa, o trecho era de difícil tráfego. 

A intervenção foi realizada por toda a semana anterior pelos profissionais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ibaretama com trabalho detalhado feito de forma manual, com uso de enxadas, pás e carrinhos de mão, pois como é de conhecimento da população, a Prefeitura foi encontrada pela atual gestão sem nenhum tipo de maquinário.

Mesmo enfrentando dificuldades, o trabalho não para e os profissionais dedicam esforços e atenção para que o serviço fique conforme os moradores merecem.

A iniciativa contou com a parceria institucional da Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), que cedeu o material.

O asfalto fresado foi reaproveitado da obra de recuperação da BR 122, no trecho compreendido entre Quixadá e Banabuiú, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que fez a doação para o município de Quixadá.

O asfalto fresado substituí a piçarra ou materiais similares e é avaliado como sendo mais resistente e duradouro.


Informação: ASCOM da prefeitura de Ibaretama

sexta-feira, 19 de março de 2021

UTILIDADE PÚBLICA CAGECE: paralisação emergencial no abastecimento em Ibaretama




Atenção, moradores de Ibaretama!

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa paralisação emergencial no abastecimento do SAA Ibaretama, impactando todos os bairros e distritos do município, ocasionada devido à necessidade de manutenção na bomba da captação, localizada no Açude Macacos. A previsão é que o abastecimento seja retomado dia  20/03/2021, por volta das 12:00h. 

Como o sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total deverá ocorrer em até 48h após a retomada no abastecimento. 

Durante a parada, a Companhia lembra aos moradores que a água seja utilizada apenas para consumo humano e atividades essenciais.

Para qualquer reclamação ou solicitação, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a Companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, a assistente virtual que atende pelo site www.cagece.com.br

quarta-feira, 17 de março de 2021

Covid: Ibaretama e mais 80 cidades do Ceará cumprem a primeira fase de vacinação e já podem avançar para próxima etapa

 

Foto: Reprodução Rede Social prefeitura de Ibaretama

81 cidades do Ceará já podem vacinar pessoas com 60 ou mais; veja lista

Cidades que cumpriram de vacinação da primeira fase já podem avançar para próxima etapa.


Por G1 CE em 17/03/2021 14h15  Atualizado há 5 horas

No Ceará, 81 dos 184 municípios ultrapassaram a meta do Ministério da Saúde de vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário o Programa Nacional de Imunização (PNI). Esses municípios já podem passar para a segunda fase de vacinação, que inclui idosos a partir de 60 anos, à medida que novas doses chegarem.

A Secretaria da Saúde divulgou a lista dos municípios. São eles: Antonina do Norte; Aracati; Ararendá; Aratuba; Assaré; Baixio; Barro; Beberibe; Camocim; Capistrano; Cariré; Caririaçu; Catarina; Catunda; Caucaia; Cedro; Choró; Chorozinho; Cruz; Deputado Irapuan Pinheiro; Farias Brito; Forquilha; Fortaleza; Frecheirinha; Graça; Granja; Groaíras; Guaramiranga; Horizonte; Ibaretama; Ibicuitinga; Icapuí; Icó; Independência; Ipueiras; Iracema; Irauçuba; Itaiçaba; Itapiúna; Jaguaretama; Jaguaribara; Jaguaribe; Jucás; Limoeiro do Norte; Madalena; Maranguape; Marco; Martinópole; Massapê; Meruoca; Miraíma; Mombaça; Monsenhor Tabosa; Mucambo; Mulungu; Novo Oriente; Pacatuba; Pacoti; Palhano; Pentecoste; Pereiro; Piquet Carneiro; Pires Ferreira; Porteiras Potengi; Quiterianópolis; Quixadá; Quixeré; Reriutaba; Saboeiro; Salitre; Santana do Cariri; São Benedito; São Luís do Curu; Senador Sá; Sobral; Tamboril; Tarrafas Tauá; Umari; Uruburetama


Em cada fase podem se vacinar os seguintes públicos-alvo:

Fase 1 (no momento, pessoas deste grupo estão sendo vacinadas):

População indígena aldeada

Idosos a partir de 60 anos institucionalizados

Trabalhadores de Saúde

Pessoas com deficiência institucionalizadas

Idosos a partir de 75 anos

 Fase 2:

Povos e comunidades tradicionais quilombolas

Idosos a partir de 60 anos

 

“A quantidade de vacinas já enviadas pelo Ministério da Saúde não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta pra trabalhadores da saúde e outros atingiram pra idosos”, explica Magda Almeida, secretária de Vigilância e Regulação da Sesa.

Os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo ministério, mas ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização.

Nona remessa

O Ceará deve receber nesta quarta-feira (16) novo lote de vacinas contra a Covid-19. A nova carga contém 180 mil doses. O nono lote de vacinas contra a doença foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na manhã desta tera-feira (16), durante uma vistoria nas unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza.

Com o nono lote, o Ceará terá recebido um total de 992.400 doses de vacina.

1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro

2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro

3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro

4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro

5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro

6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro

7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março

8º lote: 109.800 doses da CoronaVac em 10 de março

9º lote: 187.400 doses da CoronaVac, em 17 de março

 


Ibaretama: mobilização no combate ao coronavírus - prevenção e conscientização

 A iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, objetiva desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria vida e do próximo.

Em meio à pandemia do coronavírus, a comunicação social torna-se um dos principais pilares. A informação transmitida de forma séria e correta, cumpre um papel fundamental na missão de cuidar e salvar vidas. 

As equipes do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) da Secretaria Municipal de Saúde, orientadas pela prefeita Elíria Queiroz, pela vice-prefeita Carlinha do Hospital, e secretária Jesyca Severo, seguem o trabalho de diálogo, de construção de vínculos e relações de confiança com as comunidades. 

Atualmente o  Brasil enfrenta o pior momento desde o início da pandemia, com isso o enfrentamento exige ainda mais esforços de todos.

As mobilizações aconteceram nas localidades de: Travessia, João Gonçalves, Cajueiro, Piranji, Triunfo, São Paulo, Oiticica, Barreiros, Pedra e Cal, Torrões  e Sede do Município. E dentre os próximos dias, se estenderá àdemais localidades.


Informação via ASCOM da prefeitura de Ibaretama; Fotos: Rede Social da prefeitura de Ibaretama

sábado, 13 de março de 2021

MPCE recomenda 85 municípios sobre abastecimento de oxigênio em hospitais


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, até hoje (12/03), a adoção de medidas necessárias para a garantia de abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde de 85 municípios do Ceará. O levantamento é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania). 

Nas recomendações, direcionadas a prefeitos, secretários da Saúde e diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de hospitais, o MPCE requer garantia no estoque de oxigênio para no mínimo dez dias de consumo subsequentes. 

Além disso, o órgão ministerial requer que os gestores providenciem todos os demais insumos, inclusive kits de sedação e intubação, e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19. O MP também recomendou que seja elaborado plano de contingência em caso de escassez de oxigênio e insumos, conforme o crescimento da demanda.   

Foram expedidas recomendações nos municípios de Acaraú, Acopiara, Amontada, Ararendá, Aurora, Banabuiú, Barbalha, Barroquinha, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Chaval, Choró, Crato, Croatá, Eusébio, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Ipueiras, Jaguaribe, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Mauriti, Milagres, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monselhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Paracuru, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Pindoretema, Poranga, Porteiras, Quixadá, Quixeramobim, Quiterianópolis, Quixelô, Salitre, Santana do Acaraú, São Benedito, São Luis do Curu, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tamboril e Umirim. 

Nesta sexta-feira, procedimentos semelhantes foram direcionados aos municípios de Abaiara, Catarina, Ibiapina, Icó, Ipueiras, Jaguaribe, Pacoti, Paramoti, Santana do Cariri, Solonópole e Canindé. 

Os gestores municipais têm prazo de cinco dias para comunicarem às respectivas Promotorias as providências adotadas para cumprir as recomendações. Além disso, deverão informar o atual estoque de oxigênio, eventuais procedimentos de compra já iniciados e em trâmite, bem como fornecer cópia de todos os contratos vigentes com esse objeto.   

É preciso ainda que os gestores esclareçam como está sendo feito o controle do estoque de oxigênio, observando qual é o órgão da Secretaria de Saúde responsável pela gerência do estoque; como o controle se dá em hospitais e UPAs; como funciona o fluxo de informações das unidades de saúde com a Secretaria da área; de que forma esse controle é fiscalizado pela Secretaria de Saúde; se existe algum canal de troca de informações entre as direções e coordenações das unidades e a Secretaria de Saúde; a frequência com que esse controle é feito (em tempo real, diária, semanal, etc.); e qualquer outra informação entendida como pertinente.   

Os dirigentes devem se manifestar também sobre a aquisição e controle de estoque de insumos, inclusive de sedação e kit intubação, e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19, bem como aquisição e treinamento para o uso do Elmo, capacete de respiração assistida, que auxilia no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda por Covid-19. 


Informação da  Assessoria de Imprensa - Ministério Público do Estado do Ceará - Email:imprensa@mpce.mp.br



sexta-feira, 12 de março de 2021

Covid: em dois dias Ibaretama vacina 168 pessoas

Em apenas dois dias, 168 pessoas foram vacinadas em Ibaretama, sertão central cearense, número bastante significativo para um município de pequeno porte. A informação foi divulgada na página oficial da prefeitura local em rede social nesta quinta-feira, 11.

Os idosos de Ibaretama estão recebendo a vacinação. Ontem e hoje, as equipes de profissionais estiveram nos distritos de Pedra e Cal, Oiticica, Piranji, Travessia e na Sede do município vacinando 168 idosos. Para além dos idosos também foram vacinados outros grupos prioritários. 

Fazemos, nesta publicação, os nossos mais sinceros agradecimentos aos profissionais, em especial ao time forte das agentes comunitárias de saúde e todos os que fazem o SUS em Ibaretama, diz o texto da Secretaria de Saúde de Ibaretama. 

Fazemos um trabalho sério, com amor, responsabilidade e dedicação. Complementou profissional Ana Paula.

Parabéns a todos os nossos dedicados profissionais de saúde, concluiu secretária Jésyca Severo.


Informação e foto da ASCOM da prefeitura de Ibaretama.

sábado, 6 de março de 2021

COVID-19: decreto 009/2021 estabelece novas regras em Ibaretama

Além de prorrogar as ações já adotadas como a suspensão de eventos públicos e particulares, o decreto municipal 009/2021 estabeleceu novas regras.

A partir deste sábado (06) até o próximo dia 18 de março, fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas no âmbito do território municipal de Ibaretama. Eventos esportivos como os tradicionais jogos de futebol dos finais de semana também não poderão acontecer.

Todos os decretos publicados em Ibaretama seguem um conjunto de diretrizes estabelecidas pelas autoridades de Saúde e orientações do Governo do Estado do Ceará e considera análises da situação local em relação a pandemia da COVID-19.

Ainda conforme descreve o documento, é preciso garantir que durante o estado de calamidade pública decorrente da COVID-19, permaneça em vigor o dever geral de proteção individual e coletiva em todo o município.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar a importância do cumprimento integral das medidas de prevenção. A Secretaria de Saúde intensificará ações de mobilização junto à população e o comércio local.


Informação via ASCOM da prefeitura de Ibaretama

Covid-19: chega a 79 o número de municípios em estado de calamidade pública no Ceará (Ibaretama, Choró, Quixadá e Quixeramobim inclusos)

Deputados cearenses estenderam o estado de calamidade pública a 79 municípios do Estado na sessão desta quinta-feira (4) da Assembleia Legislativa do Ceará. Até então, 46 cidades estavam nesta situação devido à segunda onda da Covid-19. Com a decisão de hoje, os parlamentares resolveram incluir mais 33. Agora, as prefeituras podem aumentar gastos e fazer compras sem licitação para o combate à pandemia

Ainda em 18 de fevereiro, os deputados atenderam pedido de calamidade de 11 prefeituras. Na sessão do dia 25 de fevereiro, mais 35 foram incluídas na lista. No ano passado, durante a primeira onda da Covid-19, 170 cidades cearenses – das 184 – decretaram estado de calamidade. 

O pedido é feito pelo município. O ato é avaliado na Assembleia, que considera se a situação enfrentada pelo município corresponde a um desastre natural, econômico ou social e se a capacidade de ação do poder público está comprometida.

Com autorização do Legislativo estadual, os prefeitos podem, então, tomar empréstimos compulsórios, parcelar dívidas do município, atrasar a execução de gastos obrigatórios e antecipar o recebimento de receitas. Além disso, os municípios ainda podem dispensar licitações de obras e serviços. De forma geral, pode-se aumentar os gastos públicos sem atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Confira a lista de municípios em estado de calamidade pública: 

  • Santana do Acaraú; Antonina do Norte; Jaguaretama; Cariús; Ibiapina; Tarrafas; Jucás; Maracanaú; Choró; Irauçuba; Fortim; São Gonçalo do Amarante; Nova Olinda; Paraipaba; Quixelô; Caridade; Umari; Catunda; Fortaleza; Boa Viagem; Aiuaba; Forquilha; Mauriti; Ipaumirim; Araripe; Salitre; Várzea Alegre; Cascavel; Uruburetama; Arneiroz; Jaguaruana; Cedro; Capistrano; Aratuba; Umirim; Brejo Santo; Assaré; Quiterianópolis; Pedra Branca; Solonópole; Quixeramobim; Russas; Groaíras; Barreira; Tururu; Aracoiaba; Icó; Crateús; Santa Quitéria; Acarape; Altaneira; Barbalha ; Barro Baturité; Campos Sales; Guaramiranga; General Sampaio; Ibaretama; Independência; Porteiras; Potiretama; Quixadá; Quixeré; Sobral; Varjota; Pindoretama; Pentecoste; Paramoti; Parambu; Mombaça; Milhã Milagres; Meruoca; Martinópolis; Itatira; Itapajé; Iracema; Senador Sá e Crato.

Escrito por 
Fonte:DN

sexta-feira, 5 de março de 2021

Lockdown no Sertão Central: prefeitura de Ibaretama emite nota de esclarecimento

Após o anúncio recente da imprensa sobre o lockdown em vários municípios da região do sertão central,  algumas prefeituras se pronunciaram, dentre elas, a de Ibaretama. 

Veja o comunicado:    .

prefeitura municipal de Ibaretama informa que não há nenhuma decisão oficial com relação a adoção de lockdown.

Por tanto, ficam mantidas todas as medidas previstas no decreto 008/2021 publicado oficialmente pela gestão em 26 de fevereiro e em vigor até o dia 07 de março de 2021


Informação via ASCOM da prefeitura de Ibaretama 

Ibaretama Ganha Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

assinatura do convênio

Convênio assinado: Ibaretama ganha novo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, com investimento de cerca de UM MILHÃO E MEIO de reais

A assinatura do convênio aconteceu na tarde da quarta-feira, 04, na sede da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos- SPS, em Fortaleza.
Participaram do encontro a prefeita Elíria Queiroz, a secretária municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, Isadora Queiroz e o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Sandro Camilo Carvalho que representou a secretária da SPS, Socorro França.
O novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) irá ampliar o atendimento e a garantia da qualidade dos Serviços Socioassistenciais da Proteção Social Básica do SUAS. Como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários-SCFV.
Atualmente o equipamento funciona em prédio locado com estrutura física limitada.


Informação e foto via ASCOM da Prefeitura de Ibaretama

quinta-feira, 4 de março de 2021

Lockdown no Sertão Central: Ibaretama e outros nove municípios aderem

Após reunião nesta quinta-feira (4), dez municípios que compõem o Consórcio Regional de Saúde do Sertão Central decidiram que vão entrar em lockdown, conhecido também como isolamento social rígido. 

A medida está sendo tomada após o governador Camilo Santana sugerir que municípios em situação grave de contágio da Covid-19 reforcem medidas de combate ao vírus.

Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Pedra Branca, Ibicuitinga, Ibaretama, Milhã, Solonópole e Senador Pompeu, vão entrar em consonância com o decreto estadual já em vigor na capital Fortaleza e entram em lockdown a partir de amanhã, sexta-feira (5), e permanecem assim até o dia 18 de março. 

Somente serviços considerados essenciais deverão funcionar neste período, como supermercados e farmácias.

Atualmente, praticamente todas as unidades hospitalares do estado, estão com praticamente 100% de ocupação dos leitos de UTI.


Fonte: Revista Central 

quarta-feira, 3 de março de 2021

Covid-19: Fortaleza confirma mais de 5 mil casos em uma semana e atinge maior número de 2021

Os diagnósticos positivos para Covid-19 seguem crescentes em Fortaleza desde o início de 2021 e atingiram, na penúltima semana de fevereiro, o recorde deste ano. Entre os dias 14 e 20, em apenas sete dias, 5.241 casos foram confirmados na Capital, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde. Os dados foram colhidos às 14h de terça-feira (2) e podem aumentar a partir da liberação de novos exames.

Numericamente, este é o maior montante desde as 5.848 confirmações da primeira semana de maio de 2020, período no qual a Capital enfrentava o pico da primeira onda. No entanto, especialistas afirmam que a comparação não é adequada porque os cenários epidemiológicos eram diferentes, e a capacidade de testagem naquele período não era a mesma de hoje.

Independentemente disso, o fato é que a tendência de novas confirmações em 2021 segue em alta. O número de 5 mil infectados chega a ser maior do que a população de sete bairros da cidade. É mais de duas vezes a população da Sabiaguaba, com seus 2,2 mil moradores, e quase quatro vezes a quantidade de habitantes de Pedras, o menor, com apenas 1,4 mil.

A atualização do IntegraSUS nos próximos dias pode elevar as duas semanas anteriores, também em fevereiro, ao mesmo patamar. Nesta terça-feira (2), elas acumulam 4.905 e 4.941 confirmações, respectivamente. Em média, esses intervalos registram mais de 700 casos positivos por dia.

Escrito por