terça-feira, 29 de junho de 2021

Prefeitura de Ibaretama adere ao Selo UNICEF (Edição 2021-2024)


O ato solene de adesão aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na ocasião a prefeita Elíria Queiroz, ao lado do secretário de Assistência Social, Marcelo Maciel e da articuladora do Selo Unicef, Lola Luíza, assinou o Termo de Adesão, concordando com o Regulamento da edição 2021-2024.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e Amazônia a garantir os direitos de crianças e adolescentes.

ato solene de adesão aconteceu na manhã da segunda-feira, 28, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na ocasião a prefeita Elíria Queiroz, ao lado do secretário de Assistência Social, Marcelo Maciel e da articuladora do Selo Unicef, Lola Luíza, assinou o Termo de Adesão, concordando com o Regulamento da edição 2021-2024.

Assim, a Prefeitura de Ibaretama, reforça o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.

O Semiárido e a Amazônia Legal ainda concentram um número considerável de crianças e adolescentes que não têm seus direitos garantidos; ou que possuem acesso a serviços básicos, mas não na qualidade necessária para o seu desenvolvimento. Mas esta realidade já está mudando. Com mais de 20 anos de história, o Selo UNICEF tem se mostrado uma estratégia de sucesso para incentivar municípios na promoção dos direitos da infância, assim como uma forma de reconhecer aqueles que conseguiram construir uma cidade melhor para cada criança e cada adolescente.

 

Informação via ASCOM da PMI;

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Vacinação: CRAS de Ibaretama cadastra famílias das comunidades rurais

As equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iniciaram uma jornada de visitas nas residências da sede e, principalmente, das comunidades rurais, onde se torna difícil o acesso à internet


Equipes do CRAS estão em campo para garantir que nenhum filho (a) de Ibaretama fique de fora do cadastro na plataforma do Saúde Digital


A prefeitura de Ibaretama, sertão central, sob as orientações da prefeita Elíria Queiroz reforça e amplia a estratégia de cadastramento das famílias na plataforma Saúde Digital.

As equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iniciaram nesta quarta-feira, 23, uma jornada de visitas nas residências da sede e, principalmente, das comunidades rurais, onde se torna difícil o acesso à internet.

Iniciou-se o processo pelas comunidades de Lajedo da Oiticica, Agrovila, Barreiros e Coqueirinho. Na ocasião são preenchidos os formulários de forma manual que logo em seguida são inseridos na plataforma do Saúde Digital, garantindo, assim, que todos estejam cadastrados e posteriormente vacinados. As equipes também fazem a entrega de máscaras aos moradores.
Vale ressaltar que os trabalhos essenciais de atendimento ao público no CRAS estão funcionando, recebendo todos os dias as famílias que mais necessitam dos serviços públicos.

Informação via ASCOM da PMI;

sábado, 12 de junho de 2021

A lei da conectividade, fruto de um projeto de lei do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), é promulgada

A lei da conectividade é fruto de um projeto de lei do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE)

Lei que garante internet e equipamentos gratuitos para estudantes e professores é promulgada

O governo federal promulgou a lei que garante acesso à internet e equipamentos de forma gratuita para estudantes e professores da rede pública. A lei nº 14.172 foi promulgada na última quinta-feira, 10 de junho, e publicada na edição desta sexta-feira, 11, no Diário Oficial da União.


A União terá 30 dias para fazer o repasse de R$3,5 bilhões para Estados e municípios invistam em ações de conectividade na educação. Pela lei, serão beneficiadas os alunos pertencentes à famílias inscritas no CadÚnico e os matriculados em escolas indígenas e quilombolas, e os professores da educação básica das redes estaduais e municipais de ensino.


A lei da conectividade é fruto de um projeto de lei do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) que foi aprovado com ampla aceitação no Câmara e no Senado, mas foi vetado pelo presidente da República. Na última terça-feira, 08, o Congresso derrubou o veto ao PL.


Para Idilvan, o fornecimento de internet e equipamentos para estudantes é um importante passo para a recuperação das perdas na aprendizagem causadas pela pandemia. “Conectividade é algo que veio para ficar na educação. Essa lei vai possibilitar que estudantes que não estavam conseguindo acompanhar o ensino remoto possam se adequar a essa nova realidade e seguir com a sua formação”, pontua. 



Informação via Blog do Amaury Alencar 

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Tradição com Inovação: 23ª Feira Científica da Escola Cônego em Ibaretama - II Feira Virtual de Projetos Científicos


Em Ibaretama, A EEMTI Cônego Luiz Braga Rocha dirigida pela professora Maria do Céo de Freitas Alves, pertencente a 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 12) coordenada pela educadora Joyce Santana, realiza a vigésima terceira edição da sua Feira Científica.

Neste primeiro momento, o evento proporcionou aos educandos na terça-feira (08) e quinta-feira (10) desta semana a realização das apresentações dos projetos científicos, através da plataforma virtual goole meet.

Alunos participantes fizeram suas apresentações aos colegas e comunidade em geral que puderam  acompanhar em tempo real pelo canal da escola no You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=crrjz5BDlf8).

Ao todo foram quase 40 trabalhos apresentados distribuídos nas áreas do conhecimento (CH, CN e LC).

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, este ano realizou-se a II Feira de modo virtual. Os trabalhos classificados prosseguem na continuação da feira no segundo semestre.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Ibaretama é contemplado com máquina pá carregadeira

Prefeita Elíria Queiroz, conquista máquina pá carregadeira para município

A prefeita do município de Ibaretama, Elíria Queiroz, esteve hoje, 10, no município de Tauá, para receber um importante reforço para a frota do município. Através da articulação do Deputado Federal Domingos Neto, a CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba, entregou ao município uma máquina pá carregadeira.

A prefeita foi a Tauá acompanhada da vice-prefeita Carlinha do hospital e secretários, através de uma transmissão ao vivo a prefeita falou de sua alegria pela conquista.
O município de Ibaretama adquiriu no primeiro governo de Elíria máquinas pesadas através do PAC do Governo Federal, parte delas foi queimada na garagem do município em um incêndio criminoso, ocorrido em janeiro de 2019.

O deputado Federal, Domingos Neto, disse ser muito bom poder ajudar Ibaretama a recuperar seu maquinário e parabenizou a prefeita pela cobrança e parceria. A vice Carlinha acrescentou que a máquina será de grande importância para a população.
O equipamento deve reforçar a frota para ajudar na recuperação de estradas vicinais, cerca de 85% das estradas de Ibaretama são vicinais e precisa de atenção constante do poder público.

Informação do Ibaretamanet

domingo, 6 de junho de 2021

Covid-19 em Ibaretama: profissionais da Educação Infantil serão os primeiros a serem vacinados

 

Foto Internet

Tem início nesta segunda-feira, 07 de junho, no município de Ibaretama a primeira etapa de vacinação dos profissionais da Educação.

Seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual da Saúde, serão contemplados neste primeiro momento os profissionais das escolas da rede municipal de ensino que atuam na educação infantil: professores, auxiliares de serviço gerais, auxiliares e agentes administrativos, motoristas e vigias.

Para evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o processo de vacinação de forma descentralizada, ou sejaacontecerá nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos Polos educacionais: Sede, Piranji, Oiticica, Nova Vida, Pedra e Cal, João Gonçalves e Travessia, nos horários de 07h30min às 13h30min.

sábado, 5 de junho de 2021

São João dos Queiroz: professor Aurélio falece em decorrência da Covid-19

 O professor Aurélio também chegou a lecionar na escola Cônego Luiz Braga Rocha, em Ibaretama. Foto Rede Social 

Na manhã deste sábado (5), o município de Quixadá registrou mais um óbito em decorrência da Covid-19. A vítima foi o professor José Aurélio Brasilino Batista, 49 anos.

José Aurélio estava como diretor administrativo do distrito de São João dos Queiroz, na zona rural de Quixadá. Ele era bastante conhecido por sua dedicação no trabalho. Em nota, a Prefeitura Municipal lamentou a morte do servidor: “Toda a nossa solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de trabalho pela partida do nosso querido Aurélio. Que Deus toque o coração de cada um afim de nos garantir a compreensão tão necessária para amenizar nosso sofrimento”.

Nas redes sociais, são várias as mensagens de despedida ao professor. Com pesar, o portal Revista Central lamenta a morte do educador e envia condolências à família enlutada.

Nesta semana, Quixadá registrou perdas de pessoas jovens para a doença causada pelo novo coronavírus. Um cantor de 24 anos e uma mulher de apenas 39 anos foram outras vítimas da Covid-19.

Informação do Revista Central 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Ibaretama e mais 84 municípios cearenses podem vacinar pessoas de 59 a 18 anos

Foto Internet
 
Mais de 80 municípios do Ceará podem vacinar pessoas de 59 a 18 anos

Por terem atingido a vacinação de 90% do grupo prioritário que inclui pessoas com comorbidade e com deficiência, gestantes e puérperas, 85 cidades podem começar a organizar a vacinação da população geral

Mais de 90% do grupo prioritário que inclui pessoas com comorbidade e com deficiência, gestantes e puérperas foi vacinado contra a Covid-19 em 85 municípios do Ceará. Isso quer dizer que, a partir desta sexta-feira, 4, eles podem começar a organizar a vacinação da população geral entre 59 anos e 18 anos. 

Em vídeo enviado à imprensa, a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa),Magda Almeida, esclarece que o início da vacinação da população geral não significa a interrupção da imunização de grupos prioritários, como gestantes, puérperas e pessoas com comorbidade.

"A vacinação é dinâmica, então todo dia existem pessoas que descobrem uma gestação, uma doença, e com isso a gente não pode simplesmente parar a vacinação dessas pessoas. Ela vai se tornar dinâmica a partir de hoje, e a gente vai avançar agora na fase da vacinação para adultos e jovens", afirmou.

Essa parte da população será vacinada por ordem decrescente de idade, começando pela imunização daquelas pessoas com 59 anos até a das pessoas com 18 anos. A gestora também lembrou a importância de a população fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital para que o agendamento da vacinação seja feito pelo município.

Municípios que podem começar a vacinar a população geral contra a Covid-19:


Salitre;Tururu; Altaneira; NovoOriente; Moraújo; Ipueiras; Solonópole; Quiterianópoles; Uruburetama; Aracoiaba; Várzea Alegre; Granja; Antonina do Norte; Tianguá; Campos Sales; Monsenhor Tabosa; Coreaú; Missão Velha; Fortim; Potengi; Milhã; Madalena; Pacatuba; Morrinhos; Quixadá; Russas; Tamboril; Ibaretama; Marco; Massapê; Jucás; Acarape; Morada Nova; Mulungu; Guaiúba; Jardim; Pindoretama; Viçosa do Ceará; Caucaia; Penaforte; Bela Cruz; Itaiçaba; Groaíras; Itapiúna; Pacujá; Beberibe; Santa Quitéria; Capistrano; Sobral; Crateús; Itarema; Mombaça; Catunda; Forquilha; Aracati; Araripe; Jaguaretama; Palhano; Meruoca; Alto Santo; Iracema; Paramoti; Santana do Cariri; Lavras da Mangabeira; Varjota; Reriutaba; Cedro; Graça; Aratuba; Frecheirinha; Pires Ferreira; Mucambo; Brejo Santo; Camocim; Granjeiro; Ipaumirim; Ibiapina; Cariré; Baturité; São Benedito; Milagres; Baixio; Quixelô; Chorozinho e Ararendá.

GABRIELA CUSTÓDIO

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Ex-Cônego: professora publica livro e pretende ajudar famílias carentes com vendas da obra

Ianê Melo, de raízes ibaretamenses, lecionou na EEMTI Cônego Luiz Braga Rocha, Ibaretama, em meados da década passada, quando transferiu-se para Escola profissional de Quixadá. 

A professora da rede municipal de ensino de Quixadá, Maria Ianê de Melo, publicou seu primeiro livro nos últimos dias e traz com ele um projeto solidário incrível. Ela pretende ajudar famílias carentes através das vendas do romance intitulado “Vidas Entrelaçadas”, publicado pela editora Caruá.

Formada em História, Ianê tem passagem por escolas de ensino médio de Quixadá, como a Escola Profissional Maria Cavalcante Costa. Hoje em dia, ela leciona no distrito educacional Várzea da Onça, na zona rural do município. Ela nos conta que o esboço da sua primeira obra já estava guardado há muito tempo e que a ideia de publicar o livro surgiu no último dia do ano de 2019. A vontade veio após sonhos que a incentivaram a publicar. Com o advento da pandemia e o propósito de ajudar pessoas neste momento tão delicado, o livro finalmente saiu.

Para a escritora, o livro é a junção de dois sonhos: ajudar a quem precisa e a realização de publicar. Ela revela que uma de suas inspirações para escrever é a escritora espiritualista Zíbia Gasparetto. Ianê conta que o seu desejo é que os leitores de ‘Vidas Entrelaçadas’ tenham uma boa experiência assim como ela teve lendo as obras de Zíbia.

O primeiro livro de Ianê é um romance que fala sobre três jovens que erraram muito em vidas anteriores e que dessa vez ganham uma nova chance. O livro apresenta elementos do espiritismo, com a presença de guias, alinhamento com vidas passadas e espíritos de luz. O enredo também procura mostrar que ninguém é inocente ou culpado, ao mesmo tempo que nós somos um pouco dessas duas características. A história conta ainda sobre a vida de uma personagem, insegura e de bom coração, que não concluiu sua missão na vida anterior e que nessa nova chance vai aprender lentamente a lidar com perdas. “Nada é por acaso. Tudo tem um propósito e nós somos responsáveis por tudo que nos acontece”, diz a escritora Ianê Melo.

A primeira tiragem de exemplares físicos do ‘Vidas Entrelaçadas’ está disponível para venda em Quixadá e todo o Brasil pelo preço de custo de R$30, sem margem de lucro. A escritora decidiu que vai transformar tudo o que for arrecadado com as vendas em cestas básicas. A compra pode ser realizada diretamente com a professora através do contato a seguir: (88) 9 9744-0320. A retirada do livro pode ser feita presencialmente, como também enviada pelos Correios. Outras dúvidas devem ser tiradas com a autora.

“O livro nos convida a refletir sobre a vida como algo que se vai construindo a partir das escolhas diárias, mas com a consciência de que nada é por acaso e que até o menor gesto traz consequência” – Ianê Melo, escritora.

Com Informações do Sertão Redação;

terça-feira, 1 de junho de 2021

Justiça: ENEL terá que religar prédios e logradouros públicos em Ibaretama

Foto Ilustrativa Internet

Enel terá que religar avenidas, praças e prédios públicos para cumprir decisão judicial em favor do município de Ibaretama

O Município de Ibaretama, Sertão Central, ingressou com uma ação judicial através da Procuradoria Geral, pedindo a religação e a suspensão de todos os cortes de energia que vinha sendo feito pela Companhia Energética do Ceará - ENEL nos prédios e logradouros públicos.
A procuradoria informou a justiça que desde que assumiu a gestão, a prefeita Elíria Queiroz (PDT), mantém o pagamento das contas municipais, inclusive iluminação pública em dia, e que mesmo assim a ENEL suspendeu o fornecimento alegando débitos anteriores.

Os procuradores conseguiram demonstrar para a justiça que o município tentou negociar várias vezes, e que a negociação falhou sempre por imposição da companhia, pressionando o poder publico efetuando os cortes em setores chaves da administração municipal.

Na decisão Liminar, a Juíza Giselli Lima de Souza Tavares, titular da 1ª Vara cível da Comarca de Quixadá determinou que a ENEL tem 48 horas para restabelecer o fornecimento de energia em todas as unidades do município e se abstenha de fazer novos cortes sob pena de multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) por dia de descumprimento.

O restabelecimento da energia publica é uma medida para garantir a segurança e boa prestação dos serviços essenciais aos cidadãos ibaretamenses, considerou a juíza.

A administração atual de Ibaretama mantém em dia todos os pagamentos de Energia, inclusive a Iluminação publica. O Município informou que segue na tratativa de negociação dos débitos anteriores dentro da possibilidade orçamentária do município. A Enel não retornou o nosso contato.

Informação do Ibaretamanet;