segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Liminar proíbe a divulgação de pesquisa do Instituto Ampla em Capistrano

O juíz da 105ª ZONA ELEITORAL DE CAPISTRANO CE, deferiu PARCIALMENTE nesta segunda-feira, 26, o pedido de tutela para determinar a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral protocolizada sob o número CE-00837/2020.

...Portanto, defiro PARCIALMENTE o pedido de tutela de urgência formulado na inicial, nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil para determinar a suspensão da divulgação da referida pesquisa eleitoral protocolizada sob o número CE-00837/2020, até ulterior deliberação deste Juízo, sob pena de multa na forma de astreintes no valor de R$ 10.000,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º), e responsabilização por crime de desobediência. Intimem-se o responsável pelo registro e o contratante.
CAPISTRANO, 26 de outubro de 2020 - PATRICIA FERNANDA TOLEDO RODRIGUES Juiz da 105ª ZONA ELEITORAL DE CAPISTRANO CE.











sábado, 24 de outubro de 2020

Torcedores ibaretamenses comemoram o bicampeonato estadual do Fortaleza

Torcedores ibaretamenses do Fortaleza Esporte Clube, saíram às principais ruas da cidade, na noite desta sexta-feira, 23, para comemorar o bicampeonato estadual do time comandado por Rogério Ceni, conquistado na última quarta-feira, 21, em cima  do seu maior rival.

Em motos e carros, o grupo apaixonado desfilou ao som do hino tricolor, fogos, apitos e muita alegria pela sede de Ibaretama. 

A organização da mini carreata teve toda preocupação para não ultrapassar o número máximo de pessoas permitido por lei, em aglomerações. 

 


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

DEMOCRACIA: Evento internacional lembra sua importância

A Academia Brasileira de Direito Constitucional - (ABDConst) promoverá, na segunda-feira (26/10), um evento online gratuito para debater a importância da democracia e seus múltiplos vieses.

A ABERT apoia a iniciativa, que contará com a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros em debates políticos, históricos, filosóficos, econômicos e jurídicos.

O evento "Um dia pela democracia" terá como conferencistas os ministros do
STF - Supremo Tribunal Federal
, Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Carmem Lúcia, além do ministro da Economia, Paulo Guedes e do ex-ministro do
STF
, Nelson Jobim, entre outros.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, falará na abertura do encontro, prevista para 09:00 horas. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis no link https://www.umdiapelademocracia.com/. Os participantes terão acesso às falas pelo site da , com certificado de participação de 12:00 horas complementares.


Informação vi
a Blog do Repórter Jonas Mello

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Candidato a vereador de Ibaretama morre após apresentar sintomas da Covid-19

O município de Ibaretama e a região do Sertão Central estão em choque, faleceu nesta terça-feira (13) aos 38 anos, o candidato a vereador Wagner Correia Lopes. Solteiro, formado em Administração, estava estreando diretamente na política partidária.

De acordo com informações de populares, o mesmo estava há alguns dias apresentando sintomas da covid-19, embora tivesse negativado no primeiro exame.

O casfoi confirmado no boletim epidemiológico municipal como sendo o 7º óbito em decorrência da Covid-19.

Após a triste notícia do falecimento, a comoção logo se alastrou virtualmente e se espalhou pela região. As homenagens foram inúmeras nas redes sociais, muitos amigos lamentaram o ocorrido sendo pegos de surpresa. 

" Sem acreditar na sua partida, tão rápida assim, tão jovem e cheio de vontade de viver. Que Deus conforte o coração da sua família neste momento tão difícil. Eterno
Wagner Correia. Comenta um internauta.

"...foram tantos momentos felizes, risadas, paqueras, só tenho coisas boas em meu coração de você, meu grude no ensino médio, meu coração está muito triste com sua partida, que Deus te receba meu anjo... Eternas saudades meu
Wagner Correia
..." Diz uma amiga.

"Se tinha festa ele era o primeiro a marcar presença, amava dançar forró, seu sorriso sua alegria vão fazer falta aqui na terra. Peço a Deus que dê o conforto a toda sua família e a nós seus amigos, que Deus te receba de braços abertos
Wagner Correia." Desabafa um amigo.

"Foram muitos momentos, meu amigo, como você vai fazer falta !!!! Obg por ter feito parte deles , por ter me proporcionado tantas risadas , obg pelo carinho , pelas conversas , por me ouvir , por ter se preocupado tanto comigo ... você tinha tantos sonhos tanta coisa pra realizar ainda ... difícil de acreditar Não quero aceitar não posso . Sei que está em um bom lugar tenho certeza disso mas era muito cedo viu ! Não era hora ainda não ! Tínhamos muito o que fazer ainda. DEUS SABE DE TODAS AS COISAS COM CERTEZA ESTAVA PRECISANDO DE SUA ALEGRIA LÁ NO CÉU PQ VC ERA ISSO : ALEGRIA . E AQUI FICAREMOS COM MUITAS SAUDADES ! VAI EM PAZ MEU AMIGO.AMO VC". Relata outra amiga.

Era uma pessoa alegre, divertida, não tinha inimigos, era sinônimo de felicidade, sonhava em dias melhores para o município, muito querido por todos, deixa um legado de amizades, união, paz, amor ao próximo e combate às injustiças sociais. 

"Wagner iniciava sua vida política e já focava nos problemas sociais, desde que estudamos juntos e fizemos parte do Grêmio estudantil ele já era inquieto com as injustiças, sempre levantou a voz para defender os menos favorecidos, uma grande perca para a política Ibaretamense." Diz o radialista Karpegeanne Vieira.

Wagner do Piranji, como era conhecido na região, era uma das jovens lideranças políticas do distrito, com forte atuação na área da juvenil registrou candidatura a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD). A coligação "Amor por Ibaretama", da qual era aliado, suspendeu as atividades eleitorais que ocorreriam.

O sepultamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, no município de Ocara.

Foto: DivulgaCand TSE

Justiça acata pedido do MP e determina que candidatos cumpram protocolo sanitário em municípios do Sertão Central (Ibaretama, Quixadá, Choró e Banabuiú)

A Justiça determinou, na última segunda-feira (12/10), após pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), o cumprimento das regras sanitárias por candidatos a prefeito e vice-prefeito nos municípios de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama, localizados no Sertão Central.

Segundo a Promotoria da 6ª Zona Eleitoral do Ceará, os candidatos Ilário Marques e Pedro Baquit (Coligação “O trabalho não pode parar”); Ricardo Silveira e Marcelo Correia (Coligação “Quixadá livre para crescer”); Cleyton Ferreira e Jailton de Queiroz (Coligação “Construindo nosso Choró com você”); Marcondes Jucá e Francisco Ribeiro (Coligação “Construindo Choró com união e trabalho”); Hermes Nobre e José Arimatéa (Coligação “Para Banabuiú continuar mudando”); e Cauê Fonteles e Nubia Cavalcante (Coligação “Juntos por uma Ibaretama Melhor”), vêm desobedecendo as regras sanitárias de enfretamento à Covid-19 ao realizarem eventos que geram aglomerações, com presença de pessoas sem máscaras e sem a verificação de distanciamento social, conforme registros em imagem e vídeo presentes, inclusive, nas redes sociais dos citados.

O juiz eleitoral Welithon Alves também determinou, após a Ação Eleitoral proposta pelo MPE, que os candidatos citados devem comunicar data, horário e local dos próximos eventos de campanha e os veículos que serão utilizados com aparelhagem de som, em até 24 horas de antecedência, à Justiça Eleitoral e ao Comando do Batalhão de Policiamento Militar das cidades de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama para a devida fiscalização dos eventos.

Os candidatos também terão que se abster de realizar comícios, passeatas, caminhadas e carreatas que desrespeitem o limite de 200 metros de distância das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, e dos Municípios, dos quartéis e outros estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento, conforme consta no artigo 39, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

Por fim, a Justiça Eleitoral determinou o cumprimento de acordo estabelecido no último dia 30 de setembro, entre MPE, Justiça Eleitoral e representantes dos candidatos. Na ocasião, ficou acordado que os candidatos, partidos e coligações dos quatro municípios não iriam organizar, estimular, apoiar ou realizar comícios, passeatas e carreatas, bem como não desrespeitar as normas do Decreto Estadual n º 33.751/2020 e seguintes, da Lei Estadual nº 17.234/2020 e do Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições Municipais de 2020.

Caso descumpram a decisão, os candidatos deverão pagar multa no valor de R$ 100 mil, que será revertido ao Fundo Partidário, por cada irregularidade cometida.


Fonte: MPCE

Grifos: de nossa responsabilidade 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Educação na Pandemia: Escola Cônego realiza sua 22ª Feira Científica, a 1ª de forma virtual

A EEMTI Cônego Luiz Braga Rocha, em Ibaretama, interior cearense distante 140 km de Fortaleza, na região do sertão central, pertencente à CREDE12, está realizando a sua vigésima segunda edição da feira científica. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a primeira de forma virtual. 

A 1ª fase do evento teve início nesta terça-feira, 06, com a apresentação dos trabalhos da área das Ciências Humanas. Na quarta-feira, 7, foi a vez das Ciências Naturais e Matemática. E fecha na quinta-feira, 8, com as Linguagens e Códigos. 

Ao todo são mais de sessenta trabalhos sendo apresentados pela plataforma on-line google meet e avaliados pelos docentes. Em duplas ou trios, os alunos ibaretamenses dão show de conhecimento e desenvoltura nas atividades propostas.

A XXII Feira Cientifica da E.E.M.T.I. Cônego Luiz Braga Rocha expressa o protagonismo dos nossos jovens estudantes, bem como a resiliência, mesmo em tempos de pandemia, e com tantas dificuldades em acessar as tecnologias, em realizar pesquisas, a partir do olhar diferenciado, da força de vontade, e do estudo através dos materiais disponibilizados pelos professores, nossos jovens realizaram pesquisas surpreendentes. 

Nossos mestres, tem se dedicado ao máximo, acreditado no potencial de cada um(a) de nossos(as) aluno(as), e investido tempo e presença  na orientação dos Projetos. O próximo passo será a Fase 2 da Feira Cientifica, quando serão apresentadas as pesquisas dos Projetos que foram classificados na 1ª Fase. 

Afirmo que o segredo de todo esse trabalho, ou seja dos mais de 60 Projetos apresentados, é o trabalho em equipe, a resiliência de cada um(a), e todos(as) nós acreditarmos que esse é o momento que nossos(as) alunos(as) mais precisam do nosso apoio. Disse a coordenadora escolar Days Fernandes.


Resultados de terça-feira (Ciências Humanas), projetos vencedores que passam para  a 2ª Fase:  

Nos 1ºs anos:

  • 1º lugar: "Aonde quer que eu vá, lá está! Um estudo sobre a construção social do comportamento machista" 

alunas: Maria Eduarda M. de Sousa (1ºE); Maria Laureano Lima (1ºD) e Talya dos Santos Ferreira (1ºE);

  • 2º lugar: "Padrões de beleza pelo mundo: a busca por um corpo perfeito"
alunas: Camyla Evelyn Silva Cabral; Ana Karoline Rocha Oliveira e Gleidiele Cibele de S. Castro (1ºD);
  • 3º lugar: "Coisas de negro: a história que não conhecemos"
alunas: Ana Alice da Silva Barros; Kaylanne Lima Lopes e Maria Talícia Isídio Freitas (1ºC);

Nos 2ºs e 3ºs anos:
  • 1º lugar: "O feminismo é para todas as mulheres! A luta da mulher negra em uma sociedade racista e machista"
alunas: Joice Clemente da Silva e Victória Carlos da Silva (2ºC)
  • 2º lugar: "Unicórnios não existem. O racismo reverso também não!"
alunas: Alice Freire da Silva; Kaline Maria Nascimento da Silva e Lôhane Correia da Silva (3ºB)
  • 3º lugar: "Violência contra as mulheres: um debate necessário para todos e todas"
alunos(as): Ana Kayane de M. Brito (2ºC); Lucas da S. Nascimento (3ºA) e Victória Beatriz da Silva (3ºB)



EEMTI Cônego Luiz Braga Rocha
Rua Pe. João Scopel, Centro - Ibaretama-Ce



quinta-feira, 1 de outubro de 2020

MP firma acordo com partidos e coligações: comícios e passeatas não serão promovidos em Ibaretama

MP firma acordo com partidos e coligações de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama para disciplinar propaganda eleitoral

Em Ibaretama, não serão promovidos comícios e passeatas. 

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 6ª Zona Eleitoral, firmou um Termo de Acordo com os representantes dos partidos e coligações dos Municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama, a fim de disciplinar a propaganda eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, em especial quanto à utilização de carros de som e à realização de comícios, carreatas, passeatas e outros atos de campanha. 

O acordo foi firmado durante reunião online realizada na tarde dessa quarta-feira (30/09) com a presença da Justiça Eleitoral. E foi definido que nos municípios de Banabuiú e Choró, os candidatos, partidos e coligações se comprometeram a não organizar, estimular, apoiar ou realizar passeatas, carreatas e comícios.
 

Em Quixadá, não serão realizados comícios e, em Ibaretama, não serão promovidos comícios e passeatas. 

Os eventos que gerem aglomeração de pessoas, com ou sem utilização de veículos e motocicletas, devem obedecer às normas do Decreto Estadual nº 33.751/2020, da Lei Estadual nº 17.234/2020 e do Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Também foi acordada a realização de propaganda, por meio do horário eleitoral gratuito veiculado nas emissoras de rádio e televisão. Aos candidatos, partidos e coligações é vedada a realização de propaganda em bens públicos, assim como a justaposição de adesivos, de forma a gerar efeito outdoor.    

Além disso, foi definido que cada coligação poderá cadastrar até cinco veículos, a serem utilizados pelos candidatos a prefeito, para a divulgação dos eventos virtuais que serão transmitidos. Esse cadastramento será realizado por meio de protocolo no Cartório Eleitoral e a utilização dos carros de som será proibida das 12 às 14 horas nos quatro municípios da 6ª Zona Eleitoral. 

Ficou acordado ainda a proibição, ainda, a utilização de fogos de artifício na campanha eleitoral, a fim de preservar o sossego público e não colocar em risco a população dos municípios. Por fim, o acordo estabelece que representantes e delegados das coligações, candidatos, membros da coordenação de campanha e demais colaboradores devem respeitar as legislações eleitoral e sanitária.  


Fonte: MP/CE